A respeito da divisão entre atividades técnicas e gerenciais...
I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
III. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para responder a questão é necessário ter lido sobre as habilidades de Katz é. Conceitual, humana e técnica.
Os gerentes/executivos/supervisores precisam e todas as atividades, mas conforme sobe na hierarquia algumas tomam o lugar de destaque.
Executivo - precisam ter mais habilidades conceituais.
Gerentes - precisam ter mais habilidades humanas
Supervisores - precisa ter mais habilidades técnicas.
I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
O gerente de 1º linha é o supervisor de 1 linha, logo ela gasta mais tempo com as atividades técnicas (habilidades técnicas)
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
Conforme mencionado acima, conforme sobe na hierarquia é preciso focar mais na habilidade do cargo acima e ir reduzindo a do nível de baixo.
I. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.
No cargo de direção as atividades mais utilizadas são as conceituais, não as técnicas. Restante está ok, realmente vai diminuir as habilidades técnicas e humanas para focar em nas funções do topo de carreira (direção - CEO, CFo, etc)
Vejamos as características de cada uma dessas habilidades:
Habilidades TÉCNICAS: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com procedimentos de realização. As habilidades técnicas são especialmente importantes para o nível operacional (gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais).
Habilidades HUMANAS: Estão relacionadas com o trabalho com pessoal e se referem à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de motivar, liderar, resolver conflitos pessoais, comunicar e coordenar. São habilidades imprescindíveis para o bom exercício da liderança, logo são necessárias em todos os níveis gerenciais, porém o seu uso é preponderante no nível intermediário (gerencial).
Habilidades CONCEITUAIS: habilidades que dependem da visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias, conceitos, abstrações e estratégias. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas, logo são habilidades imprescindíveis para administradores de cúpula (alta administração).
https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/habilidades-do-administrador
B
Errei porque Gerente de 1° Linha = Supervisor técnico
Não precisa conhecer Katz
É só analisar a figura
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo