O arcabouço conceitual da contabilidade brasileira, definido...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Errada. Item 25 da norma: "informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem."
B) Errada. Item 30: "A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção. Assim, materialidade proporciona um patamar ou ponto de corte ao invés de ser uma característica qualitativa primária que a informação necessita ter para ser útil."
C) Correta. Conforme item 39
D) Errada. Item 31: " Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar."
E) Errada. Item 43: "... se para divulgar a informação a entidade aguardar até que todos os aspectos se tornem conhecidos, a informação pode ser altamente confiável, porém de pouca utilidade para os usuários que tenham tido necessidade de tomar decisões..."
QC21. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
Alguém me explica porque a d) está errada?
O colega abaixo citou o item 31: "Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar."
Mas isso não é do texto da Estrutura Conceitual de 2008, revogada pela publicada em 2011?
Se eu estiver enganada, alguém me corrija, porque eu não entendi.
A d) está errada porque ele pede conforme o NBC TG – Estrutura Conceitual, e ela está conforme o CPC 00. Os CPCs não revogaram as NBCs, os CPCs são orientações, os NBCs são normas impositivas. Apesar dessas terem que se atualizar conforme aquelas, podemos encontrar divergências que nesse caso da questão é apenas formal.
A alternativa C não está correta!
QC23. Comparabilidade não significa uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. A comparabilidade da informação contábil-financeira não é aprimorada ao se fazer com que coisas diferentes pareçam iguais ou ainda ao se fazer coisas iguais parecerem diferentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo