O risco de auditoria é um termo técnico relacionado ao proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814290 Auditoria
O risco de auditoria é um termo técnico relacionado ao processo de auditoria; ele não se refere aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada tipo de risco de auditoria com seu conceito, conforme definido na NBC TA 200.
COLUNA I 1. Risco de distorção 2. Risco inerente 3. Risco de detecção
COLUNA II ( ) Relaciona-se com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. ( ) É mais alto para algumas afirmações e classes relacionadas de transações, saldos contábeis e divulgações do que para outras, por exemplo, para cálculos complexos. ( ) Avaliado para que se determine a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria necessários para a obtenção de evidência apropriada e suficiente.
Assinale a sequência correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - 3 2 1

Tema Central: A questão aborda o risco de auditoria, um conceito essencial na auditoria independente, especificamente segundo a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TA 200). Entender os tipos de riscos ajuda o auditor a planejar e executar suas atividades de forma eficaz, garantindo que as demonstrações contábeis estão livres de distorções significativas.

Justificativa da Alternativa Correta:

  • 3. Risco de Detecção: O primeiro item da coluna II diz respeito a como o auditor determina a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria para reduzir o risco a um nível aceitável. Este é o risco de detecção, pois envolve a possibilidade de que os procedimentos de auditoria não detectem uma distorção.
  • 2. Risco Inerente: O segundo item refere-se ao risco mais alto para certas afirmações e transações, especialmente aquelas envolvendo cálculos complexos. Este é o risco inerente, que é o risco de uma afirmação conter uma distorção significativa antes de considerar qualquer controle relacionado.
  • 1. Risco de Distorção: O terceiro item menciona que o risco é avaliado para determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos adicionais necessários. Este é o risco de distorção (ou risco de distorção relevante), que é a combinação do risco inerente e do risco de controle.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - 1 2 3: Esta sequência não corresponde aos conceitos descritos na coluna II.
  • C - 2 3 1: Inverte a ordem correta dos riscos, não correspondendo aos conceitos adequados.
  • D - 2 1 3: Mistura os conceitos de forma incorreta, não mapeando corretamente os riscos aos seus respectivos conceitos.

Compreender essas definições e saber relacioná-las corretamente é fundamental para a prática eficiente da auditoria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo