A figura acima representa um sistema de transmissão de mo...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) frequência de rotação da polia P é menor do que a da polia Q.
( CERTA! A frequência é definida como o número de voltas realizadas por um objeto em movimento circular em um intervalo de tempo determinado. OU SEJA COMO A POLIA P É MAIOR ELE VAI DAR MENOS VOLTAS NO MESMO INTERVALO DE TEMPO DA POLIA Q)
b) velocidade periférica da polia P é maior do que a da polia Q. ( ERRADA! QUANTO MENOR A POLIA MAIS RAPIDO ELA IRÁ GIRAR, OU SEJA A VELOCIDADE DA POLIA Q É MAIOR QUE A DA POLIA P). A VELOCIDADE PERIFÉRICA É = RAIO * VELOCIDADE ANGULAR.
c) velocidade angular da polia P é maior do que a da polia Q. ( ERRADO! A VELOCIDADE ANGULAR DA POLIA P É MENOR QUE A VELOCIDADE DA POLIA Q)
d) velocidade periférica da polia Q é duas vezes maior do que a da polia P. ( ERRADO! A VELOCIDADE PERIFÉRICA DA POLIA P É DUAS VEZES MENOR QUE A VELOCIDADE DA POLIA Q) JÁ QUE A QUESTÃO DIZ QUE A RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO É 2:1 )
e) razão entre os diâmetros das polias é diretamente proporcional às suas respectivas frequências. ( ERRADO! É INVERSAMENTE PROPORCIONAL, QUANTO MENOR O DIÃMETRO MAIOR A VELOCIDADE).
Talita, só uma pequena correção: as velocidades periféricas de ambas as polias são iguais. O que é diferente é a velocidade angular.
Justificativas:
a) correta. Pela lei fundamental do engrenamento, temos: Wmaior/Wmenor = Rmenor/Rmaior
b) Errada. As velocidades periféricas (ou tangenciais) são obrigatoriamente as mesmas (como poderia a correia ter velocidades periféricas diferentes em pontos diferentes de sua extensão?)
c) Errada. A velocidade angular da polia p é menor que a da polia q;
d) Errada. Velocidades periféricas são sempre iguais
e) Errada. A razão é inversamente proporcional.
f = 1 / T
O período da polia menor é maior, logo a frequência será menor.
As velocidades periféricas são iguais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo