A causa da piora clínica no segundo dia de internação foi:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: IF-RR Órgão: IF-RR Prova: IF-RR - 2015 - IF-RR - Médico - Clínica Geral |
Q1024231 Medicina
Com base no caso descrito e nas tomografias a seguir, responda a questão.

Mulher 60 anos apresenta dificuldade de levantar da cama pela manhã devido à fraqueza em dimídio esquerdo. Estava bem no dia anterior e dormiu durante toda a noite. Chegou ao hospital cerca de 3 h após ter percebido o déficit. À admissão: PA 224/142 mmHg, FC 92 bpm, acordado, orientado, com hemiparesia e hemihipostesia a esquerda e, abolição de reflexos profundos e sinal de Babinski à esquerda. RCI 2T, ausculta pulmonar normal.
TC de crânio da admissão corresponde à FIGURA 1. ECG: fibrilação atrial.
No segundo dia de internação, está sonolenta, mas sem outras alterações evolutivas no exame neurológico. Glicemia capilar 180 mg%. TC de crânio 24 h após a admissão corresponde à FIGURA 2. 


A causa da piora clínica no segundo dia de internação foi:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A situação descrita apresenta um caso de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. No primeiro dia, a paciente demonstra sinais de fraqueza e perda de reflexos no lado esquerdo do corpo, comuns em casos de AVC. No segundo dia, ela está sonolenta, mas sem outras alterações perceptíveis. A tomografia computadorizada (TC) de crânio mostra claramente o aumento no tamanho da lesão entre o primeiro e o segundo dia. Esse aumento é indicativo de edema cerebral, que ocorre quando há um acúmulo de líquido nos tecidos cerebrais, levando ao inchaço. É importante notar que o edema cerebral é uma complicação comum após um AVC e pode causar piora nos sintomas neurológicos da pessoa, conforme observado no caso. Portanto, a alternativa correta é a B - edema cerebral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo