Em relação à macroeconomia internacional dos fluxos de bens ...
Na contabilização do investimento estrangeiro direto, incluem-se apenas os capitais que tenham cruzado a fronteira para que se realizasse o investimento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os lucros gerados por uma subsidiária no país que não sejam repatriados à empresa-matriz, mas reinvestidos localmente, esses valores são contabilizados como parte do IED. Este capital não cruzou fronteiras.
Gabarito: E
Segundo o site da APEX Brasil
"O que é IED?
O Investimento Estrangeiro Direto (IED) é, num sentido mais amplo, a movimentação de capitais internacionais para propósitos específicos de investimento, quando empresas ou indivíduos no exterior criam ou adquirem operações em outro país. O IED engloba "fusões e aquisições, construção de novas instalações, reinvestimento de lucros auferidos em operações no exterior e empréstimos intercompany (entre empresas do mesmo grupo econômico)."
Portanto, como IED inclui o reinvestimento de lucros auferidos no exterior, não é necessário que todo o capital tenha cruzado fronteira para ser IED.
Fonte: https://www.apexbrasil.com.br/o-que-e-ied#:~:text=O%20Investimento%20Estrangeiro%20Direto%20(IED,adquirem%20opera%C3%A7%C3%B5es%20em%20outro%20pa%C3%ADs.
O IED não se limita aos fluxos financeiros transfronteiriços. Ele também contabiliza outros tipos de investimentos ou transações entre a empresa investidora estrangeira e a empresa receptora no país anfitrião.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo