Marque a alternativa que NÃO apresenta vício de linguagem:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que pede para identificar a alternativa que não apresenta vício de linguagem. Um vício de linguagem ocorre quando há um desvio ou erro no uso das normas gramaticais, podendo comprometer a clareza e a correção do texto.
A alternativa correta é a D. Essa alternativa não contém vícios de linguagem. A frase está bem estruturada e segue as normas gramaticais. Camilo Castelo Branco e Carlos de Laet são citados corretamente, e a construção da oração não contém erros gramaticais.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A. "Não haverão greves e não faltará os alimentos essenciais." - Aqui, há um erro de concordância verbal. O verbo "haver" no sentido de 'existir' é impessoal e deve permanecer no singular. O correto seria: "Não haverá greves...".
B. "Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconsertam a nós, brasileiros, considerados artesões da palavra e da habilidade verbal." - Nesta frase, a palavra "desconcertam" está escrita incorretamente como "desconsertam", que significa 'desarrumar'. O correto seria "desconcertam", que significa 'deixar confuso'. Além disso, "artesões" deve ser corrigido para "artesãos".
C. "Revoltarão-se se for violado o direito de o consumidor dispor de todas as informações necessárias para a realização do negócio." - O erro aqui é a colocação pronominal. O correto é "Se revoltarão" ou "Revoltar-se-ão".
E. "Ouvimo-los dizer 'vamos se ver um dia desses'." - O problema nesta frase é o uso inadequado do pronome reflexivo "se". O correto seria "vamos nos ver", pois reflete uma ação que as pessoas farão entre si.
Compreender as regras de concordância, colocação pronominal, e a grafia correta das palavras é essencial para resolver questões sobre vícios de linguagem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- a) Não
haverãogreves e não faltará os alimentos essenciais . há - Usado com o sentido de "existir", o verbo "haver" fixou-se no português padrão como impessoal (verbo que não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular.
- b) Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios
que desconsertam a nós,brasileiros, considerados artesões da palavra e da habilidade verbal. -
-O Sujeito é um pronome indefinido plural - o verbo pode permanecer na 3ª pessoa do plural ou concordar com o pronome pessoal que indica o todo:
- -que nos desconsertam (Pronome relativo atrai pronome átono)...
- c)
Revoltarão-sese for violado o direito de o consumidor dispor de todas as informações necessárias para a realização do negócio. - Revoltar-se-ao (A mesóclise é obrigatória com o verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito início de frase)
- e) Ouvimo-los dizer “vamos
sever um dia desses”. (vamos se ver, parece que vai ver a si próprio)
- vamos nos ver ...
Não é desconsertam e sim desconCertam.
E o plural de artesão (o profissional) é artesãos. Artesões é usado apenas quando o sentido é do enfeite. Ex: "Os artesões da igreja foram produzidos por artesãos pernambucanos".
" Não haverá greves e não faltarão os alimentos essenciais"
Creio que na alternativa B o sujeito seja REDATORES. Além disso, nós é pronome oblíquo tônico, pois exige a preposição A, não valendo a regra da atração.
Parece-me mais plausível a explicação do Chico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo