Há uma visão bidimensional da liderança, apresentada por Bl...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança, sendo mais especificamente cobrada a teoria bidimensional da liderança, apresentada por Blake e Jane Mouton.
Segundo Chiavenato (2003), para os humanistas, a liderança pode ser visualizada sob diversos ângulos, a saber: Liderança como um fenômeno de influência Interpessoal, Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo, Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados, Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação. (Chiavenato, 2003, p. 122).
Assim, fazendo uma breve revisão da literatura aplicada à gestão de pessoas, percebemos que os conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.
Nesse contexto, surge a teoria bidimensional da liderança, apresentada por Blake e Jane Mouton, a qual estabelece um grid gerencial que distingue cinco estilos básicos de liderança que se deslocam entre a preocupação com as pessoas e a preocupação com a produção.
- • Ênfase na produção: refere-se aos resultados das tarefas dos subordinados, ou seja, o foco é no resultado da tarefa.
- • Ênfase nas pessoas: o foco é nas pessoas, ou seja, atender necessidades e expectativas dos colaboradores.
(imagem retirada de Ribas, 2015, p. 305)
Fonte:
Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para fazermos esse tipo de questão, precisamos lembrar um pouco sobre a teoria de Blake e Mouton.
Há 81 estilos de liderança - 1 a 9 para pessoas e 1 a 9 para tarefas;
Líder 9,9 é o ideal para a Teoria Comportamental.
Vale lembrar que o primeiro número (x,x) refere-se a tarefa;
Vale lembrar que o segundo número (x,x) refere-se ao relacionamento.
A) Estilo 9,9 -> muito orientado para tarefa e relacionamento - persuadir .
Preocupação com a produção e com as pessoas.
B) Estilo 1,1 -> pouco orientado para tarefa e relacionamento - delegar.
Pouco sociável e que não comunica com a equipe.
C) Estilo 5.5 -> Caracterizado por ser um líder que tem as suas prioridades equiparadas entre a produção e as pessoas. Uma mistura do estilo diretivo com o consultivo.
D) Estilo 9,1 -> muito orientado para tarefa e pouco para relacionamento - determinar.
Prioridade à produção e à tarefa.
Gabarito. A
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria do grid gerencial. A alternativa a ser marcada deve conter a posição do grid em que há um equilíbrio entre a preocupação com as pessoas e com as tarefas ao mesmo tempo.
O grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.
- Eixo horizontal: preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.
- Eixo vertical: preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.
ESTILOS DE LIDERANÇA DO GRID GERENCIAL:
- Posição 1.1 – Empobrecida/ Laissez-faire: esforço mínimo para a execução do trabalho, bem como pouca preocupação com as pessoas.
- Posição 1.9 – Clube campestre/Clube recreativo: há concentração nas necessidades dos indivíduos, mas falta atenção do líder para a produção, mas falta atenção do líder para a produção.
- Posição 5.5 – Homem Organizacional/Gerência de meio caminho: o bom desempenho organizacional pode ser atingido mediante o equilíbrio entre o atendimento às necessidades humanas (das pessoas) e a necessidade de alcançar os resultados de trabalho.
- Posição 9.1 – Autocrático, gerenciamento de tarefas ou autoridade-obediência: a atenção é dada ao trabalho, não há, praticamente, nenhuma preocupação com as pessoas.
- Posição 9.9 – Equipe, democrático ou gerencial em equipe: os resultados de trabalho vem do empenho pessoal. Há um equilíbrio entre se preocupar com as pessoas e com a produção.
Tendo apresentado a teoria, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
Aos não assinantes: gab A 9.9
Chamado de líder EQUIPE.
managerial grid
9.9 >> preocupação com pessoas e tarefas
9.1 >> preocupação com Tarefas e não há preocupação com pessoas
1.9 >> country club > preocupação com pessoas > falta de interesse nas tarefas
1.1 >> Empobrecida
5.5 >> Meio termo / intermediária
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo