A sociedade colonial brasileira assentou-se, entre outras i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704853 História
A sociedade colonial brasileira assentou-se, entre outras instituições, no latifúndio e na escravidão. No que tange a esse assunto, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Assim como outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, esta é bastante direta e demanda conhecimentos básicos acerca do período de dominação portuguesa, ou período colonial. Acima de tudo conhecimentos memorizados. Não há a demanda de síntese ou de análise. 
Por conseguinte, não apresenta dificuldades para graduados em História, que são os candidatos à posição de professor de História de escola básica. E, a entrada da questão orienta o raciocínio, mesmo que de forma breve. Ela versa sobre os fundamentos da dominação colonial portuguesa no Brasil, a escravidão e o latifúndio, o que é basilar para o entendimento da época.
Os estudos sobre o período histórico em pauta são variados, havendo publicações como a de Boris Fausto e a publicação de Lilia Schwarcz e H. Starling – Brasil: uma biografia -, que apresentam uma síntese de qualidade acerca da História do Brasil desde a época colonial até o passado recente. 

Umas das afirmativas sobre a etapa colonial é correta. 
A) CORRETA- O trabalho de africanos e nativos escravizados foi fundamental para a produção de mercadorias de origem agrícola que alcançassem alto valor de revenda no mercado internacional.
B) INCORRETA – Latifúndios monocultores e propriedade privada não são elementos de nenhuma das culturas nativas do Brasil. São culturas de propriedade e trabalho coletivos, com uma divisão igualitária da fartura e da escassez. 
C) INCORRETA- Os valores católicos , cultivados em sociedade, encobriam hábitos menos ortodoxos de relacionamento marital e de sexualidade, principalmente em relação à utilização das africanas escravizadas como escravas sexuais. A indicação de paternidade era frequentemente deixada em branco na certidão de batismo, que era o documento comprobatório da família e de quem eram pai e mãe. 
D) INCORRETA- Na sociedade colonial , cujos resquícios se refletem na sociedade patriarcal no Brasil, as mulheres eram desqualificadas. Em muitas regiões inclusive , pouco saíam de casa. 
E) INCORRETA- A Igreja Católica se opôs à escravização dos nativos, considerados de alma “ pura" como crianças e, portanto, dignos da salvação. Em relação aos africanos não só não havia uma posição oficial da Igreja Católica como também houve ordens religiosas que usavam o braço africano escravizado. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Empregando trabalhadores escravizados, a sociedade colonial deu início à produção de mercadorias no Brasil.

B

As sociedades indígenas anteriores aos descobrimentos valorizavam a propriedade privada sobre terra, a qual foi aproveitada para a formação dos latifúndios na sociedade colonial. (a maioria eram nomades, viviam da caça e não de comercio...)

C

As famílias seguiam fielmente os valores católicos de então quanto ao casamento e à sexualidade, sendo raras as certidões de batismos em que o pai não era declarado. (estupravam, tinham filhos bastardos)

D

Na sociedade colonial, homens e mulheres eram considerados iguais em direitos e deveres.

E

A Igreja Católica opôs-se oficialmente à escravidão, favorecendo o abolicionismo. (somente a de indigenas)

Produção de mercadorias? Mas e aquela história de que na Colônia não se produziam produtos manufaturados?

``empregando`` é uma palavra muito equivocada . NÃO Marquei essa alternativa por causa dessa expressão .

Por eliminação, letra A.

Questão muito mal formulada pela banca

Olá, Jennifer Barbosa! Segundo o pacto colonial, não era proibido à colônia produzir manofaturas? Quais são esses produtos então?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo