A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730492 Saúde Pública
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Com relação à Malária, considere a alternativa incorreta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D: "A malária é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença, diretamente, para outra pessoa."

A malária é uma doença infecciosa, mas não é contagiosa. Isso significa que ela não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Ao contrário, a transmissão ocorre através da picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Portanto, afirmar que uma pessoa doente pode transmitir a malária diretamente para outra está incorreto.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que elas estão corretas:

A - Toda pessoa pode contrair a malária.
Qualquer pessoa pode contrair a malária se for picada por um mosquito infectado. A suscetibilidade à infecção não está limitada por faixa etária, gênero ou outras características individuais.

B - É da maior importância que todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento da malária, desde o ACS até o médico, orientem os pacientes, adequadamente, e com uma linguagem compreensível.
A educação em saúde é crucial para o controle da malária. Informar adequadamente os pacientes sobre prevenção e tratamento ajuda a reduzir a transmissão e a gravidade da doença.

C - No Brasil, a maioria dos casos de malária concentra-se na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A distribuição da malária no Brasil é corretamente descrita nessa alternativa. As condições ambientais desses estados favorecem a proliferação do mosquito vetor.

E - A malária não é previsível por vacina, por isso, medidas de controle do vetor e proteção individual são os melhores métodos de prevenção.
Atualmente, não há uma vacina amplamente disponível para prevenir a malária, tornando as medidas de controle do vetor e proteção individual fundamentais na prevenção da doença, como o uso de mosquiteiros e repelentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA: A malária NÃO é uma doença contagiosa. Sendo assim, uma pessoa doente NÃO é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa.

Como é a transmissão? Picada de mosquito fêmea, ANOPHELES, protozoário do gênero PLASMODIUM. Chamados de ''Vetores da malária''. (Apenas a fêmea)

EXISTEM 3 FORMAS DE MANIFESTAÇÕES CLÍNICA:

  • Período da infecção: (mal-estar, cansaço, mialgia)
  • Remissão: (Declínio da temperatura)
  • Período Toxêmico: Período mais grave, hiperpirexia, convulsão, oligúria, anemia, hemorragia, alteração da consciência, delírio e etc.

OBS: Se a pessoa teve malária por plasmodium malarial ela não pode mais doar sangue. Já para outras espécie, depende do tempo da doença e a doação de sangue. (Brasil, 2017c)

ANOTE, PARA NÃO ERRAR MAIS.

Espero ter ajudado.

Questão passível de recurso, pois a letra A também está correta. Mesmo pessoas que tiverem repetidos casos confirmados, estarão sujeitas a serem novamente infectadas, podendo apenas ter um tipo de imunidade PARCIAL, ou seja, apresentando apenas sintomas leves(OBS: essa imunidade não é prevalente, podendo haver ou não, por isso o nome PARCIAL).

FONTE(saúde do Ministério da Saúde):

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/malaria#:~:text=Toda%20pessoa%20pode%20contrair%20a,poucos%20ou%20mesmo%20nenhum%20sintoma.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo