O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704861 História
O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes e seus descendentes envolvidos no movimento do Contestado (1912-1916) leva à reflexão sobre alguns aspectos marcantes e dolorosos das experiências dessas pessoas. É evidente que, devido à envergadura do movimento, não há um só tipo predominante de memória das experiências da guerra. As pessoas foram atraídas aos redutos rebeldes, as chamadas cidades santas, por diferentes razões e dentro de distintos contextos regionais e de diferentes fases do conflito. Entre os que se dirigiram a Taquaruçu, Caraguatá, Bom Sossego, Santa Maria, Perdizes, Pedra Branca, São Pedro e outros redutos e vilas dos seguidores do monge José Maria, havia um grupo inicial de seus devotos. Eles reelaboraram sua trajetória anterior, de práticas de curas até o combate do Irani, quando uma importante expedição do Regimento de Segurança do Paraná entrou em confronto com os caboclos, o que resultou na derrota da força policial e, entre os sertanejos, na morte de José Maria. Um ano após esse combate, os seguidores de José Maria voltaram a reunir-se em Taquaruçu, em torno da menina Teodora, que relatava seus sonhos, afirmando que José Maria ordenava a seus seguidores que retornassem a Taquaruçu para seguir sua santa religião. O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes e seus descendentes envolvidos no movimento do Contestado (1912-1916) leva à reflexão sobre alguns aspectos marcantes e dolorosos das experiências dessas pessoas. É evidente que, devido à envergadura do movimento, não há um só tipo predominante de memória das experiências da guerra. As pessoas foram atraídas aos redutos rebeldes, as chamadas cidades santas, por diferentes razões e dentro de distintos contextos regionais e de diferentes fases do conflito. Entre os que se dirigiram a Taquaruçu, Caraguatá, Bom Sossego, Santa Maria, Perdizes, Pedra Branca, São Pedro e outros redutos e vilas dos seguidores do monge José Maria, havia um grupo inicial de seus devotos. Eles reelaboraram sua trajetória anterior, de práticas de curas até o combate do Irani, quando uma importante expedição do Regimento de Segurança do Paraná entrou em confronto com os caboclos, o que resultou na derrota da força policial e, entre os sertanejos, na morte de José Maria. Um ano após esse combate, os seguidores de José Maria voltaram a reunir-se em Taquaruçu, em torno da menina Teodora, que relatava seus sonhos, afirmando que José Maria ordenava a seus seguidores que retornassem a Taquaruçu para seguir sua santa religião.  
                                  Paulo Pinheiro Machado. Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado. Topoi, v. 12, n.º 22, jan.-jun./2011 (com adaptações).
Acerca da Guerra do Contestado, assinale a opção correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O trecho apresentado na entrada da questão, retirado da obra de Paulo Pinheiro Machado:  Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado.( Topoi, v. 12, n.º 22, jan.-jun./2011), é uma narrativa acerca do revolta de Contestado, acontecido na região sul do Brasil, no início do período republicano. Mais especificamente entre 1912 e 1916.
O nome da revolta – Contestado- é devido ao fato de ter acontecido em uma região contestada- disputada – entre Paraná e Santa Catarina. O trecho apresentado é bastante longo, o que não é incomum em provas para professores de História. 

Há que ler atentamente , apesar da pergunta em si ser mais de memorização do que de interpretação de texto. Uma das alternativas contém uma ideia correta acerca da Revolta de Contestado. 
A) INCORRETA- Aconteceram conflitos no Rio Grande do Sul, sendo a Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845 a mais famosa delas. Mas, a questão de Contestado não se relaciona com o Rio Grande do Sul. 
B) INCORRETA – As terras passaram a ser consideradas devolutas . Ou seja, terras que não eram ocupadas, o que ia frontalmente contra as necessidades dos que viviam da agricultura para subsistência e para mercado interno . 
C) CORRETA- A revolta de Contestado nasceu a partir da desapropriação de terras para a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul. Além de haver prejuízo e falência de pequenos proprietários e expulsão de foreiros, quando acabou a construção da estrada passou a existir uma quantidade expressiva de desempregados, além dos que não tinham a posse da terra legalizada. 
D) INCORRETA- A questão de quem controlava o território não se relaciona com a extração desta ou daquela riqueza mas, com as necessidades dos pequenos fazendeiros e posseiros da região. 
E) INCORRETA- Antonio Conselheiro foi o líder do movimento de Canudos, que aconteceu no Nordeste, no interior da Bahia , entre 1896 e 1897. A repressão feita pelo exército , com a desculpa de que os revoltosos eram monarquistas, foi violenta e resultou na destruição da vila de Canudos, com poucos sobreviventes. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado. O principal motivo do conflito se deu por conta da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.

O governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do Estado do Paraná e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.

A guerra civil deflagrou-se quando um movimento messiânico adentrou na região do Irani, área de litígio(disputa) entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Com o intuito de afastar uma intervenção da União, o governo estadual enviou o Regimento de Segurança(PMPR) para resolver a situação de forma imediata e incisiva. O confronto violento foi desastroso para ambos os lados, e desencadeou justamente o que se procurava evitar, uma intervenção federal. As operações perduraram de 1912 a 1916.

Questão boaaaaaa pra PMPR

Venha logo UFPR , quero ser aprovadooooo!!!!

Guerra do contestado - Na região de Santa Catarina e Paraná, Pequenos proprietários de terra x governo.

Com a construção da Estrada de ferro que ligava SP á RS, varias famílias tiveram que sair de suas terras e ficaram sem ter onde morar. O líder religioso foi José Maria.

o que foi A GUERRA DO CONTESTADO? 

  • Foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.  
  • O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses   
  • Os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. 

Principais causas da Guerra do Contestado 

  • A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, BRAZIL RAIWAY, com apoio dos coronéis e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. 
  • Muitas famílias foram expulsas de suas terras, porque a área da região foi comprada por pessoas ligadas à empresa americana, SOUTHER BRAZIL LAMBER AND COLONIZATION. 
  • Quando a estrada ficou pronta, muitos trabalhadores ficaram desempregados, eles permaneceram na região sem apoio do governo ou da empresa americana 

Participação do monge José Maria 

  • Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.  

 Os conflitos 

  •  O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. 
  • Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram.  

O fim da Guerra  

  • A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão. 
  • A área do Contestado, rica em madeira e erva mate, era disputada, desde o século XIX, entre Paraná e Santa Catarina, litígio que só foi encerrado após o fim do embate e a assinatura de um acordo entre as partes. 

Está chegando a hora de enfrentar a UFPR, espero em Deus a provisão intelectual e serenidade para desempenhar da melhor forma possível o conteúdo a muito absorvido. Peço tbm a Deus que coloque ao meu lado irmãos de farda honrosos, valentes e de bom coração! CFP PMPR 2021 será o MELHOR!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo