Paciente com quadro de leucemia mieloide crônica sem tratame...
Paciente com quadro de leucemia mieloide crônica sem tratamento vem à emergência com quadro de dor e aumento do volume abdominal, sem ocorrência prévia, hepatomegalia, além de bradicinesia e presença de flapping com evolução de 1 semana. Quanto aos possíveis diagnósticos diferenciais e manejo, analise as assertivas abaixo:
I. O paciente pode apresentar hepatite viral aguda com insuficiência hepática e o tratamento é de suporte, hidratação e monitorização da função hepática.
II. O paciente pode apresentar a síndrome de Budd-Chiari decorrente do estado de hipercoagulabilidade. O manejo consiste em anticoagulação, diuréticos, tratamento da causa-base e paracenteses de repetição, se necessário.
III. Identificou-se que o paciente havia tomado de uma vez 10 g de paracetamol por dor neuropática crônica há 9 dias. Nesse caso, intoxicação por paracetamol provavelmente é a causa da insuficiência hepática e o tratamento nessa fase é apenas de suporte.
IV. O paciente pode apresentar a síndrome de Budd-Chiari. No entanto, a anticoagulação é contraindicada nesse caso, devido à hepatopatia e potenciais distúrbios de coagulação e plaquetopenia.