Considere o caso clínico a seguir.Paciente de 12 anos de ida...
Considere o caso clínico a seguir.
Paciente de 12 anos de idade, sexo feminino, apresenta forte encefalopatia aguda associada a cefaleia e dificuldade de marcha. Há dez dias apresentou quadro viral inespecífico. O estudo de imagem com ressonância magnética do encéfalo revela múltiplas lesões da substância branca encefálica, tálamo e núcleos da base. O estudo do liquor apresenta 60 células (predomínio linfomonocítico), proteína de 160 mg% e glicorraquia de 80 mg% (glicemia 110 mg%).
A provável causa do quadro manifestado por essa paciente é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Encefalomielite aguda disseminada.
O tema central desta questão é o diagnóstico diferencial de doenças neurológicas, considerando a apresentação clínica e os resultados de exames. Para resolver essa questão, é necessário compreender os sinais e sintomas das condições listadas, bem como interpretar os achados de exames de neuroimagem e análise de liquor.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A encefalomielite aguda disseminada (ADEM) é uma condição que frequentemente ocorre após infecções virais. A paciente com 12 anos apresentou sintomas neurológicos após um quadro viral inespecífico, o que é típico para ADEM. Os achados de ressonância magnética mostrando múltiplas lesões na substância branca, tálamo e núcleos da base são característicos dessa doença. Além disso, o liquor mostra pleocitose linfomonocítica (60 células), aumento de proteínas (160 mg%) e glicorraquia normal, o que também é consistente com ADEM.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Esclerose múltipla: Embora a esclerose múltipla também envolva lesões na substância branca, é menos comum em crianças e não costuma ter uma associação tão direta com infecções virais recentes como a ADEM. Além disso, o padrão de lesões e a pleocitose no liquor são mais sugestivos de ADEM.
C - Ataxia cerebelar: Esta condição não explicaria os múltiplos achados de lesões na ressonância magnética ou a alteração no liquor. A ataxia cerebelar geralmente se manifesta mais por problemas de coordenação do movimento do que pelas alterações sistêmicas descritas no caso.
D - Encefalite por herpes simples: A encefalite herpética geralmente apresenta lesões no lobo temporal, o que não coincide com o padrão de lesões descrito (substância branca, tálamo e núcleos da base). Além disso, essa condição frequentemente causa sintomas mais graves e alterações no liquor diferentes, como glicorraquia baixa.
Conclusão: Com base nas características clínicas e nos exames descritos, a encefalomielite aguda disseminada é a causa mais provável do quadro manifestado pela paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa correta: A. encefalomielite aguda disseminada (ADEM)
justificativa
A encefalomielite aguda disseminada (ADEM) é uma doença inflamatória que afeta o sistema nervoso central, geralmente ocorrendo após uma infecção viral ou uma vacinação. ADEM é caracterizada por múltiplas lesões na substância branca encefálica, e pode afetar também o tálamo e os núcleos da base. Os achados típicos no estudo do líquor incluem pleocitose (aumento no número de células, predominantemente linfomonocíticas) e elevação da proteína, com glicorraquia normal ou ligeiramente aumentada em comparação à glicemia.
análise das demais alternativas
[B]: [esclerose múltipla] - Embora a esclerose múltipla também cause lesões na substância branca, ela tipicamente se apresenta de forma diferente, com surtos recorrentes e lesões disseminadas no espaço e no tempo, além de não ser diretamente associada a um quadro viral recente.
[C]: [ataxia cerebelar] - A ataxia cerebelar isoladamente não explicaria a presença de múltiplas lesões na substância branca, tálamo e núcleos da base, nem os achados no líquor.
[D]: [encefalite por herpes simples] - A encefalite por herpes simples geralmente se apresenta com lesões focais no lobo temporal, febre alta e alteração do estado mental, além de achados de líquor mais sugestivos de infecção viral direta.
resumo: A encefalomielite aguda disseminada (ADEM) é a causa mais provável dos sintomas e achados descritos na paciente, considerando o quadro viral recente, a encefalopatia aguda, e os achados de imagem e líquor.
pontos chave
- ADEM: doença inflamatória do SNC pós-infecção viral ou vacinação.
- Caracterizada por múltiplas lesões na substância branca, tálamo e núcleos da base.
- Achados no líquor: pleocitose linfomonocítica e elevação de proteína.
- Diferenciação de outras condições neurológicas com sintomas e achados distintos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo