A Revolta dos Mascates foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3086351 História

"São Luis, princípio de Fevereiro de 1684. Manoel Beckman, Francisco Dias Deiró, Jorge de Sampaio, Tomás Beckman, Belchior Gonçalves, Manoel Coutinho, Lázaro de Melo e mais alguns padres faziam reuniões secretas, trocavam bilhetinhos no meio das missas e espalhavam pelas cidades panfletos de indignação contra a administração de Francisco de Sá e Menezes. Eram em sua maioria proprietários de terras, oriundos dos primeiros portugueses que se descolaram para aquela região, esses homens, após o sermão inflamado do frei Ignácio da Fonseca e Silva, que criticava as atitudes do estanco e reprimia a ação dos jesuítas, em 24 de Fevereiro de 1684."


Considerando o excerto acima e as revoltas coloniais no Brasil, avalie o item seguinte.


CAETANO, A. F. P. A Revolta de Beckman pelo olhar de João Felipe Betendorf e da Documentação do Conselho Ultramarino. ANPUH − XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA − São Leopoldo, 2007. P. 1-8.

A Revolta dos Mascates foi um movimento popular liderado por pequenos comerciantes e mascates do Recife, que exigiam a independência de Pernambuco em relação à coroa portuguesa.
Alternativas