Em relação à divisão sexual do trabalho, não é CORRETO afirm...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Vamos compreender primeiramente o conceito de divisão sexual do trabalho. Essa divisão refere-se à forma como as diferentes tarefas no mundo do trabalho e na esfera doméstica são separadas entre homens e mulheres, muitas vezes baseadas em estereótipos de gênero. Em geral, as atividades associadas ao gênero feminino tendem a ser menos valorizadas e remuneradas que as masculinas.
Agora, vamos analisar a alternativa B: "a divisão sexual do trabalho restou completamente superada após a inserção das mulheres no mercado de trabalho". Esta afirmação é incorreta. Apesar do aumento significativo da presença feminina no mercado de trabalho, a divisão sexual persiste, manifestando-se em desigualdades salariais, em setores predominantemente masculinos ou femininos, e na dupla jornada das mulheres que conciliam trabalho e responsabilidades domésticas. Portanto, a ideia de que essa divisão foi superada é equivocada.
Vamos agora explicar por que as outras alternativas estão corretas dentro do contexto da divisão sexual do trabalho:
Alternativa A: A afirmação de que a divisão sexual do trabalho subalterniza os trabalhos considerados femininos é correta. De acordo com estudos sociológicos, trabalhos tidos como femininos são frequentemente menos valorizados e menos remunerados (Fonte: Scott, Joan W. "Gender and the Politics of History").
Alternativa C: É verdadeiro que a divisão sexual do trabalho impõe maiores obrigações às mulheres na vida privada. Este fenômeno é amplamente documentado, onde as mulheres assumem a maior parte das responsabilidades domésticas, além de suas carreiras (Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Alternativa D: Esta alternativa está correta ao afirmar que, apesar do aumento da presença feminina, a divisão sexual do trabalho persiste. Isso se reflete na preservação de setores de trabalho específicos para cada gênero, como a alta concentração de homens em engenharia e mulheres em enfermagem.
Alternativa E: A afirmação de que estereótipos de gênero sustentam a divisão sexual do trabalho é correta. Esses estereótipos influenciam as expectativas sobre quais atividades são apropriadas para cada gênero, perpetuando a desigualdade (Fonte: Butler, Judith. "Gender Trouble").
Em resumo, a alternativa B é a única que apresenta uma afirmação incorreta sobre a divisão sexual do trabalho, fazendo dela a resposta correta para a pergunta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a divisão sexual do trabalho restou completamente superada após a inserção das mulheres no mercado de trabalho.
Presenciamos aqui um momento histórico: o surgimento de uma nova modalidade de pegadinha. A banca escreve "não é" e logo depois CORRETO, em maiúsculas, para que a pessoa que já respondeu outras 80 questões passe batido.
Obrigado UPENET por nos ensinar mais essa malandragem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo