Para determinação de um ativo é necessário avaliar a capacid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q71061 Contabilidade Geral
Para determinação de um ativo é necessário avaliar a capacidade que este bem ou direito tem na geração de benefícios econômicos futuros. Desta forma, NÃO se deve considerar para determinação de um ativo se ele
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

se um produto pode ser negociado, ele gera caixa, pode ser um produto do estoque, dentre outras situações. não entendi a questão.
ALTERNATIVA E

Foi copiada diretamente do Pronunciamento CPC 00 – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação de Demonstrações Contábeis, confira:

55. Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, um ativo pode ser:

(a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade;

(b) trocado por outros ativos;

(c) usado para liquidar um passivo; ou

(d) distribuído aos proprietários da entidade.

56. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados.

O erro da E é a afirmação “tem substância física”.

Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/archive/index.php/t-282887.html
Entendi... por exemplo o Ativo Intangível produz benefícios econômicos para entidade mas não necessariamente tem substância física, como marcas e patentes.
Esta questão foi copiada diretamente do Pronunciamento  Conceitual Básico –Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório ContábilFinanceiro, confira:
4.10. Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade 
de diversas maneiras. Por exemplo, um ativo pode ser:
(a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade;
(b) trocado por outros ativos;
(c) usado para liquidar um passivo; ou
(d) distribuído aos proprietários da entidade.
E mais...
4.11. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto,  substância física não é essencial à 
existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados.O erro da E é a afirmação “tem substância física”, porquanto não é essencial ele ter substância física. Ativos intangíveis são definidos, por exemplo, como ativos sem substância física. Exemplifique-se: são intangíveis as marcas, patentes, concessão de direito de exploração de uma mina. 

GABARITO E

Conforme prescreve o CPC 00 (R1):

4.11. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados.

Os ativos intangíveis, por exemplo, não possuem substância física.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo