O consumo de crack é um problema com impactos na saúde públi...
Com relação a essa situação, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C: o atendimento multidisciplinar ao usuário de crack contempla também suas necessidades psicológicas e socioeconômicas.
Vamos entender cada uma das alternativas e justificar suas correções ou incorreções:
Alternativa A: a abordagem do usuário de crack em situação de rua busca a adesão ao tratamento compulsório no CAPS ad
Essa alternativa está incorreta. O tratamento compulsório não é a abordagem preconizada para os usuários de crack em situação de rua. O CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas) trabalha com tratamento voluntário, buscando a adesão do usuário de modo a respeitar sua autonomia e dignidade. A abordagem correta é o incentivo ao tratamento, com respeito à decisão do usuário.
Alternativa B: o uso do crack é considerado um crime, cabendo a aplicação ao usuário de pena de detenção em hospital de custódia
Essa alternativa também está incorreta. No Brasil, a Lei n.º 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas, não criminaliza o uso, mas sim o tráfico de drogas. O usuário de drogas, incluindo o crack, não é sujeito à detenção, mas pode ser encaminhado para tratamento, advertido sobre os efeitos das drogas ou submetido a medidas educativas.
Alternativa C: o atendimento multidisciplinar ao usuário de crack contempla também suas necessidades psicológicas e socioeconômicas
Essa alternativa está correta. O atendimento ao usuário de crack deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais de saúde mental, assistentes sociais e outros especialistas. Esse atendimento visa tratar as necessidades psicológicas do indivíduo, como a dependência e as comorbidades psiquiátricas, bem como suas necessidades socioeconômicas, ajudando na reintegração social e na melhoria da qualidade de vida.
Alternativa D: a reforma psiquiátrica preconiza a internação dos dependentes químicos de crack em comunidades terapêuticas
Essa alternativa está incorreta. A reforma psiquiátrica brasileira prioriza o tratamento em serviços comunitários, como os CAPS ad, e não em comunidades terapêuticas. As comunidades terapêuticas podem ser uma opção, mas não são a abordagem principal preconizada pela reforma, que busca a desinstitucionalização e o tratamento em liberdade.
Alternativa E: o efeito agudo do crack se manifesta como um estado de depressão, letargia, compulsão alimentar, sonolência e relaxamento
Essa alternativa está incorreta. Os efeitos agudos do crack são estimulantes e não depressivos. Eles incluem euforia, aumento da energia, agitação, insônia e perda de apetite. Os sintomas descritos na alternativa correspondem mais aos efeitos de drogas depressoras, como os opiáceos.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão e os conceitos envolvidos. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.
O crack causa perda dos sentidos, surtos psicóticos e alucinações. Pesquisas mostram que o uso excessivo da droga pode causar danos irreversíveis ao organismo podendo levar à morte.
A reforma psiquiátrica preconiza (recomenda, aconselha) a internação dos dependentes químicos de crack em comunidades terapêuticas;
A) a abordagem do usuário de crack em situação de rua busca a adesão ao tratamento compulsório no CAPS ad;
- Correção: A abordagem do usuário de crack em situação de rua geralmente busca a adesão voluntária ao tratamento, e não compulsório. Os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) priorizam a abordagem humanizada e a adesão voluntária ao tratamento.
- Status: Incorreta.
B) o uso do crack é considerado um crime, cabendo a aplicação ao usuário de pena de detenção em hospital de custódia;
- Correção: O uso de drogas no Brasil é considerado uma infração administrativa, não um crime, e não prevê pena de detenção em hospital de custódia para usuários. As medidas são mais educativas e de tratamento.
- Status: Incorreta.
C) o atendimento multidisciplinar ao usuário de crack contempla também suas necessidades psicológicas e socioeconômicas;
- Correção: Correto. O atendimento ao usuário de crack é multidisciplinar e busca tratar não apenas a dependência química, mas também as necessidades psicológicas e socioeconômicas do usuário.
- Status: Correta.
D) a reforma psiquiátrica preconiza a internação dos dependentes químicos de crack em comunidades terapêuticas;
- Correção: A reforma psiquiátrica no Brasil preconiza a desinstitucionalização e a redução das internações, promovendo tratamento em serviços comunitários, como os CAPS ad, e não especificamente em comunidades terapêuticas.
- Status: Incorreta.
E) o efeito agudo do crack se manifesta como um estado de depressão, letargia, compulsão alimentar, sonolência e relaxamento.
- Correção: O efeito agudo do crack, que é um potente estimulante, inclui euforia, aumento da energia, agitação, e não depressão, letargia, compulsão alimentar, sonolência e relaxamento, que são mais associados a drogas depressoras.
- Status: Incorreta.
C) o atendimento multidisciplinar ao usuário de crack contempla também suas necessidades psicológicas e socioeconômicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo