A oxigenoterapia consiste no tratamento da hipóxia por meio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036372 Fisioterapia
A oxigenoterapia consiste no tratamento da hipóxia por meio da administração de oxigênio (O2) a uma pressão maior do que no ar ambiente (21%), o que facilita a troca gasosa e tende a reduzir o trabalho respiratório.
A respeito do uso da oxigenoterapia, avalie as asserções a seguir.

1. Administrar oxigênio quando a causa é desigualdade na ventilação alveolar e na perfusão capilar, normalmente, é uma conduta eficaz para a melhora da PaO2.
2. A oxigenoterapia por tempo prolongado domiciliar (OPD) é o tratamento mais eficaz para pacientes com insuficiência respiratória crônica e hipoxemia.
3. O objetivo da oxigenoterapia é manter uma adequada oxigenação arterial e tecidual para satisfazer as necessidades metabólicas dos tecidos, sem causar efeitos tóxicos, ou seja, ela deve ser administrada na maior concentração possível para produzir uma oxigenação tecidual adequada.
4. Os métodos de administração de O2, classificados em sistemas de baixo fluxo, oferecem O2 suplementar que varia de acordo com o fluxo inspiratório do paciente e fornecem FiO2 variável, sendo eles: máscara de Venturi e nebulizadores de arrastamento de ar.
5. As máscaras faciais simples de oxigênio permitem taxa de fluxo de até 15 litros/min, sem previsibilidade da concentração de oxigênio inspirado, uma vez que essa concentração depende do fluxo inspiratório do paciente.

Com relação à oxigenoterapia, marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - 1, 2 e 5 estão corretas.

Vamos analisar o porquê:

1. Administrar oxigênio na desigualdade ventilação/perfusão: Está correto. Em situações onde há uma desigualdade na ventilação alveolar e perfusão capilar, a administração de oxigênio pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).

2. Oxigenoterapia por tempo prolongado domiciliar (OPD): Está correto. Para pacientes com insuficiência respiratória crônica e hipoxemia, a oxigenoterapia domiciliar prolongada é um tratamento bem estabelecido e considerado eficaz, uma vez que ajuda a manter níveis adequados de oxigenação, melhorando a qualidade de vida e a sobrevida desses pacientes.

3. Administração de oxigênio na maior concentração possível: Está incorreto. Embora a oxigenoterapia tenha como objetivo garantir uma oxigenação adequada, ela deve ser aplicada na menor concentração necessária para evitar efeitos tóxicos do oxigênio, como a toxicidade pulmonar e a depressão respiratória em pacientes com risco específico, como aqueles com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

4. Máscara de Venturi e nebulizadores como sistemas de baixo fluxo: Está incorreto. A máscara de Venturi não é considerada um sistema de baixo fluxo, mas sim um sistema de alto fluxo, porque fornece uma FiO2 fixa, independentemente do padrão respiratório do paciente, o que é importante para pacientes que precisam de um controle preciso da concentração de oxigênio inspirada.

5. Máscaras faciais simples de oxigênio: Está correto. As máscaras faciais simples permitem a administração de oxigênio em fluxos que podem chegar até 15 litros/minuto. Contudo, a FiO2 pode variar porque depende do fluxo inspiratório do paciente e da vedação da máscara.

Portanto, após essa análise, a alternativa C está correta, pois as asserções 1, 2 e 5 são assertivas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo