Antônio e Edith são professores do ensino fundamental I e t...
De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, especificamente no que tange aos Direitos Fundamentais e a educação sobre o envelhecimento desde cedo.
A questão apresentada aborda a possibilidade de realizar atividades voltadas para a conscientização sobre a velhice no ensino fundamental I. Isso remete ao objetivo de eliminar preconceitos e promover o respeito aos idosos, conforme previsto na legislação.
De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a educação deve promover o respeito e a valorização dos idosos, sendo parte de uma estratégia para combater preconceitos contra a terceira idade.
Alternativa Correta: D - as atividades podem acontecer como parte de estratégias para eliminação do preconceito e produção de conhecimentos sobre a matéria.
Justificativa: O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), em seu Art. 3º, estabelece que é obrigação de todos, inclusive das escolas, eliminar o preconceito e promover a integração dos idosos na sociedade. Assim, atividades educacionais sobre o envelhecimento são não apenas adequadas, mas necessárias para fomentar o respeito e a inclusão desde a infância.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Essa alternativa é incorreta porque o Estatuto não limita a discussão de temas como a velhice ao ensino médio. A educação sobre respeito aos idosos deve começar desde cedo.
B: Não há necessidade de autorização especial dos pais para abordar temas de inclusão e respeito. Tais temas são parte do currículo educacional que visa a formação cidadã.
C: A afirmação desconsidera que a exposição a informações sobre a velhice pode ser feita de maneira adequada à faixa etária, sem causar alarme ou confusão.
E: A ideia de que apenas alunos do ensino fundamental II podem lidar com o tema do envelhecimento é equivocada. A educação para o respeito e a valorização do idoso deve iniciar na primeira infância.
Como dica para resolver questões sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, lembre-se de que a legislação busca sempre a inclusão e a eliminação de preconceitos. Questões que restringem ou limitam a discussão sobre a velhice geralmente contrariam os princípios do Estatuto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CAPÍTULO IV
DO DIREITO À SAÚDE
Art. 15. É assegurada a atenção integral à
saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único
de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal
e igualitário, em conjunto articulado e contínuo
das ações e serviços, para a prevenção, promo-
ção, proteção e recuperação da saúde, incluindo
a atenção especial às doenças que afetam prefe-
rencialmente os idosos.
IV - atendimento domiciliar, incluindo a
internação, para a população que dele necessitar
e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive
para idosos abrigados e acolhidos por instituições
públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e
eventualmente conveniadas com o Poder Público,
nos meios urbano e rural;
Fonte: https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/estatuto_idoso2edicao.pdf
A resposta está no artigo 22 da Lei.
Art. 22. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização da pessoa idosa, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
10.741/2003
Gab. D
Art. 22. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização da pessoa idosa, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
Bons estudos!
Art. 22. Nos currículos mínimos DOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO FORMAL serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização da pessoa idosa, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
Art. 22. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização da pessoa idosa, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo