Todos nós aprendemos que a ideia moderna de cidadania nasceu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1959366 História

Todos nós aprendemos que a ideia moderna de cidadania nasceu na Atenas clássica. Ao mesmo tempo, todos nós descobrimos que a política ou, em outras palavras, o fato de compartilhar, participar e decidir – de forma mais ou menos coletiva, enquanto cidadãos – um destino comum, nascera nas práticas que os Gregos designavam com a expressão ta politica, “os assuntos da pólis”. Estas afirmações não são fruto do acaso. A existência de um léxico antigo e diretamente traduzível em termos contemporâneos – politika/política; politai/cidadão; demokratia/democracia – cria uma ilusão de correspondência entre o fato político tal como existia na Antiguidade clássica e o fato político que se conhece no mundo contemporâneo, ou entre a cidadania antiga e a cidadania contemporânea.


(Adaptado de CUCHET, Violaine Sebillotte. “Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero?” in Revista Tempo, vol. 21, n. 38, 2015.)


Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Para a autora, a Antiguidade fornece um terreno adequado para a aplicação de definições contemporâneas da experiência política.

( ) Para a autora, a democracia contemporânea foi inventada pelos gregos, continuando a se basear na tomada de decisão de indivíduos socialmente iguais.

( ) Para a autora, a continuidade dos vocábulos usados para designar a vida política dificulta perceber os novos sentidos atribuídos a termos antigos, como cidadania e democracia.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas