A inteligência emocional deve ser ensinada pelos pais e pro...
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, que trata sobre a importância da inteligência emocional na educação, destacando o papel dos pais e professores na formação das crianças.
Alternativa correta: B - real / colocados / conduta
Para resolver esta questão, é importante compreender que o texto aborda como a inteligência emocional deve ser cultivada desde a infância, preparando as crianças para enfrentar desafios de forma eficaz.
Agora, vamos entender por que a alternativa B é a correta:
- Real: A palavra "real" encaixa-se de forma apropriada, pois os desafios da vida são concretos e verdadeiros. Ensinar inteligência emocional ajuda a lidar com esses desafios de maneira prática e efetiva.
- Colocados: Os "limites e as regras" precisam ser "colocados" ou estabelecidos pelas figuras de autoridade, como pais e professores, para orientar as crianças no desenvolvimento de suas habilidades emocionais.
- Conduta: A educação emocional na escola envolve transmitir noções de respeito, conduta e partilha. A palavra "conduta" se refere às ações e comportamentos adequados que os educadores devem ensinar.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - racional / definidos / responsabilidade
- Racional: Embora tenha relação com inteligência, não se encaixa perfeitamente no contexto de lidar com desafios de forma perspicaz e emocional.
- Definidos: Embora "definidos" possa ser considerado correto, não é tão preciso quanto "colocados" no contexto.
- Responsabilidade: Não é o melhor termo para explicar o que deve ser ensinado no nível emocional; "conduta" é mais apropriado.
C - precisa / impostos / qualidade
- Precisa: Não é a melhor escolha para descrever a forma de enfrentar desafios com inteligência emocional.
- Impostos: Limites e regras não devem ser "impostos" de maneira rígida; "colocados" é mais educacionalmente correto.
- Qualidade: Não se encaixa bem no contexto de ensino de noções emocionais.
D - objetivas / trabalhadas / segurança
- Objetivas: Não reflete a ideia de enfrentar desafios emocionais; a palavra "real" é mais eficaz.
- Trabalhadas: Embora interessante, não é tão direto quanto "colocados" em relação a limites e regras.
- Segurança: Apesar de importante, "conduta" é um termo mais abrangente para o contexto emocional e comportamental.
Ao compreender a importância da inteligência emocional e como os termos das lacunas se encaixam no contexto do texto, torna-se mais fácil identificar a alternativa correta. Pratique essa análise em outras questões para aprimorar suas habilidades!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: B
Encontrei esse exato trecho num estudo de caso de 2012 chamado “ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM INSTABILIDADE EMOCIONAL/DÉFICE DE APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS ACTIVIDADES DE GRUPO COM A RESTANTE TURMA” (Lisboa), e o que preenche as lacunas está na letra A, mas o gabarito é B.
Essa resposta está com gabarito errado pela Banca IBFC que não considerou o próprio texto no qual ela fez a referência, portanto, não sei se fizeram recurso ou o mesmo não foi aceito, mas segue o texto original para averiguação:
A inteligência emocional deve ser ensinada pelos pais e professores desde a infância, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da personalidade do indivíduo, de modo a prepará-los a enfrentar os diversos desafios/obstáculos imposto pela vida, de forma perspicaz e racional. A atitude a adoptar pelos educadores (pais e professores) não deve ser demasiado liberal, nem controladora, evitando gerar crianças mal-educadas e emocionalmente inaptas. Os limites e as regras desde cedo devem ser definidos por eles. Na escola, os professores tem como função formar pessoas ao nível cognitivo e emocional, transmitindo noções de respeito, de responsabilidade e partilha, contudo, nem sempre estão preparados para dar o seu contributo emocional.
Texto referência: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://core.ac.uk/download/pdf/48578006.pdf
ANA VIOLINDA CHÍCARO TEIXEIRA
“ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM INSTABILIDADE EMOCIONAL/DÉFICE DE APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS ACTIVIDADES DE GRUPO COM A RESTANTE TURMA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo