Ao construir uma proposta de trabalho que reconheça as espec...
Ao construir uma proposta de trabalho que reconheça as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos, é necessário a consideração de diversos aspectos, tais como:
A diversidade de .........(1)......... com características peculiares; a preocupação com a existência de uma infraestrutura que acolha a realidade desse público; a elaboração de .........(2)......... que vá ao encontro das necessidades, das exigências e dos interesses desses sujeitos, incluindo a flexibilidade dos tempos e espaços.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa A.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta e analisar as outras alternativas.
Tema da Questão: A questão aborda a elaboração de uma proposta de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a necessidade de considerar as especificidades deste público.
A Educação de Jovens e Adultos requer atenção especial devido às suas particularidades. Isso inclui a diversidade dos estudantes, a necessidade de infraestrutura adequada e a criação de currículos que atendam às necessidades e interesses dos alunos, além da flexibilidade nos tempos e espaços de aprendizagem.
Análise das Alternativas:
Alternativa A: (1) sujeitos educandos • (2) propostas curriculares
Esta é a alternativa correta porque aborda diretamente a diversidade dos "sujeitos educandos", que são os alunos da EJA, e a importância de criar "propostas curriculares" que respondam às suas necessidades. Isso está em conformidade com os princípios pedagógicos da EJA, que enfatizam a centralidade do aluno no processo educativo.
Alternativa B: (1) sujeitos educandos • (2) projetos sociais
Embora reconheça corretamente os "sujeitos educandos", "projetos sociais" não são necessariamente específicos à construção de currículos educacionais, que é o foco da questão. Projetos sociais podem ser mais abrangentes e não diretamente relacionados ao desenvolvimento de conteúdos curriculares.
Alternativa C: (1) múltiplos sujeitos • (2) propostas virtuais
"Múltiplos sujeitos" é um termo vago e não específico o suficiente para se referir diretamente aos alunos da EJA. Além disso, "propostas virtuais" não atendem necessariamente às necessidades presenciais e contextuais da EJA, que também demanda uma infraestrutura física adequada.
Alternativa D: (1) educadores • (2) projetos interdisciplinares
Focar nos "educadores" em vez dos "educandos" não atende à questão central da EJA, que é centrada nos alunos e suas necessidades. Além disso, "projetos interdisciplinares" são importantes, mas a questão pede por algo mais amplo e específico como "propostas curriculares".
Alternativa E: (1) educadores • (2) tecnologias da informação
Novamente, focar nos "educadores" desvia do foco nos alunos. E "tecnologias da informação" são ferramentas que podem auxiliar no processo educativo, mas não substituem a necessidade de um currículo adaptado às especificidades da EJA.
Conclusão: A alternativa A é a mais adequada pois reflete uma compreensão profunda das necessidades dos alunos da EJA e a importância de um currículo adaptado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo