Estabeleça a comparação de duas abordagens de formulações d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: CELESC Prova: FEPESE - 2018 - CELESC - Economista |
Q1248268 Administração Geral
Estabeleça a comparação de duas abordagens de formulações de estratégia competitiva: a análise SWOT, do inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats); e o modelo PEST, da sigla para análise Política, Econômica, Social e Tecnológica:
Considerando o que foi estabelecido, no contexto de planejamento estratégico, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e falar um pouco sobre as duas análises mencionadas na questão, a SWOT e a PEST.

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite a uma organização identificar suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). As Forças e Fraquezas são fatores internos, ou seja, aspectos sobre os quais a empresa tem algum grau de controle. Já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos que a empresa não pode controlar, mas deve estar preparada para explorar ou se defender, respectivamente.

Por outro lado, a análise PEST se concentra em identificar aspectos do ambiente externo que podem afetar a organização. PEST é um acrônimo para Político, Econômico, Social e Tecnológico. Essa análise ajuda a entender o panorama mais amplo do ambiente em que a empresa opera e é útil para identificar oportunidades e ameaças no contexto macroeconômico.

Assim, a alternativa C está correta porque na parte Social da análise PEST são examinados fatores como os comportamentos dos consumidores, aspectos culturais, demográficos e as tendências sociais que podem afetar o mercado e, consequentemente, as possíveis oportunidades de mercado para as empresas. Isso está em linha com o objetivo da análise PEST de avaliar elementos externos que podem influenciar a estratégia de uma empresa, o que é bem distinto dos aspectos internos considerados na análise SWOT.

Entender claramente a diferença entre fatores internos e externos é fundamental para resolver essa questão e para a aplicação efetiva das ferramentas de análise estratégica no planejamento empresarial.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Análise Pest é utilizada para analisar mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas no ambiente de negócios. Ela ajuda a trazer uma visão mais macro das ameaças e oportunidades externas a que empresas estão expostas, sendo amplamente utilizada para esse fim

fonte: https://www.treasy.com.br/

GABARITO: LETRA C

ACRESCENTANDO:

A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

FONTE: Prof. Heron Lemos  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo