Anistia, graça e indulto são modalidades de indulgência sob...
Dito isso, o inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal traz que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Art. 5º-XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;
Boa questão.
.
Mnemônico dos crimes inafiançáveis insuscetíveis: 3TsH
Tortura;
Tráfico;
Terrorismo;
Hediondo.
#PMCE2025#
GABARITO: C
O inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira trata de crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia. Ele estabelece que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia:
A prática da tortura: Qualquer ato que cause sofrimento físico ou mental, intencionalmente infligido a uma pessoa e que esteja sob o controle, ou na custódia, de outra pessoa.
O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins: A produção, o tráfico, o transporte, a comercialização e outras formas de ilícitos relacionados a drogas.
O terrorismo: A prática de atos violentos com o objetivo de intimidar ou coagir a população, o governo ou qualquer segmento da sociedade.
Os crimes hediondos: Uma categoria especial de crimes, definidos em lei, que são considerados de extrema gravidade, como homicídio qualificado, estupro, latrocínio, entre outros.
É importante ressaltar que:
Inafiançável: Significa que não é possível pagar fiança para obter a liberdade provisória.
Insuscetível de graça ou anistia: Significa que não pode ser concedida graça (perdão da pena) ou anistia (perdão geral e irrestrito) para esses crimes.
3TH vc mata a questão!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo