A infecção pelo HIV determina elevado risco de desenvolver t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2484033 Farmácia
A infecção pelo HIV determina elevado risco de desenvolver tuberculose ativa. Por isso, seu tratamento na infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) torna-se importante para reduzir mortalidade e tuberculose ativa nos anos subsequentes. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos de 2023, analise as assertivas abaixo em relação aos métodos para detecção da ILTB e tuberculose ativa:
I. A Prova Tuberculínica (PT) é realizada mediante a inoculação do derivado proteico purificado (PPD) e é considerada positiva para ILTB quando o resultado da leitura for maior ou igual a 5 mm.
II. O teste de liberação interferon-gama (IGRA) detecta interferon-gama liberado pelas células T após exposição aos antígenos do M. tuberculosis.
III. A PT e o IGRA são indicados para pessoas vivendo com HIV com contagem de linfócitos T-CD4+ maior que 350 células/mm³.
IV. Para rastreio e diagnóstico da tuberculose pulmonar e extrapulmonar nas pessoas vivendo com HIV, o SUS incorporou o teste rápido (fluxo lateral), que detecta a presença de antígeno específico em amostra de urina.

Quais estão corretas?
Alternativas