Os termos que compõem uma oração assumem diferentes funções ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1242697 Português

Os termos que compõem uma oração assumem diferentes funções de acordo com a sua distribuição na estrutura oracional. Nesse sentido, avalie as proposições abaixo acerca da organização sintática.


I- As formas verbais “fez” e “crescer” não formam locução verbal, pois cada um deles tem sujeito próprio, que são, respectivamente, “A expectativa à reforma da Previdência” e “o interesse dos brasileiros pela previdência complementar”.

II- O verbo “haver” é impessoal, estando acompanhado do objeto direto “um salto de 14 vezes no volume de consultas sobre os planos privados”.

III- A forma verbal “aumentam” apresenta-se no plural porque está em relação de concordância com o sujeito “as buscas e o interesse” que vem posposto.

IV- A forma verbal “surgem” classifica-se como transitivo direto, vindo acompanhado do objeto direto “as dúvidas”.


Estão CORRETAS as proposições:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: B

I- As formas verbais “fez” e “crescer” não formam locução verbal, pois cada um deles tem sujeito próprio, que são, respectivamente, “A expectativa à reforma da Previdência” e “o interesse dos brasileiros pela previdência complementar” → afirmação autoexplicativa, ela está correta.

II- O verbo “haver” é impessoal, estando acompanhado do objeto direto “um salto de 14 vezes no volume de consultas sobre os planos privados” → correto, verbo "haver" com sentido de "ocorrer" (=impessoal); não apresenta sujeito e sim objeto direto.

III- A forma verbal “aumentam” apresenta-se no plural porque está em relação de concordância com o sujeito “as buscas e o interesse” que vem posposto → correto, temos um sujeito posposto (aquele que vem após o verbo); na ordem direta: as buscas e o interesse aumentam.

IV- A forma verbal “surgem” classifica-se como transitivo direto, vindo acompanhado do objeto direto “as dúvidas” → incorreto, o termo "as dúvidas" é o sujeito (elas surgem).

☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Ainda não entendi por que a 1° afirmação está correta. Alguém pode me explicar?

Iago, basicamente o verbo ''fazer'' se relaciona com ''A expectativa à reforma da Previdência", pois essa reforma FEZ (ela fez);

Com o verbo ''crescer'', pergunta-se: cresceu o que com essa reforma? → “o interesse dos brasileiros pela previdência complementar”. Então, cada verbo se relaciona com esses trechos.

Caso tenha algo errado em meu comentário, podem ajudar também ao nosso colega Iago.

Colocando a alternativa A em um ordem mais "clara":

A) A expectativa à Reforma da Previdência FEZ o interesse dos brasileiros pela Previdência Complementar CRESCER.

QUANTO A ASSERTIVA I

É de simples resolução, só precisamos ter claro o conceito de verbo causativo.

Os verbos causativos, basicamente, são os verbos nos quais o sujeito da oração causa a ocorrência da ação ou processo, mesmo quando ela é efetuada por outrem. Os mais comuns são os verbos mandardeixar e fazer.

Pedro mandou lavar o carro - pela ação de Pedro o carro foi lavado.

João deixou cair o celular - pela ação de João o celular caiu.

Diego fez girar o carrocel - pela ação de Diego o carrocel girou.

Percebem ? O sujeito do primeiro verbo causa a ação descrita no segundo verbo, mas este tem um sujeito diferente.

Logo, por serem verbos que desencadeiam uma ação que resulta em outra ação, os verbos causativos seguidos de infinitivo nunca formam locução verbal. 

Bastava este conceito para responder de forma simples a questão.

"A expectativa à reforma da Previdência fez crescer o interesse dos brasileiros pela previdência complementar." - Pela expectativa à reforma da Previdência o interesse...cresceu.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo