Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369598 Arquivologia
No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.


Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os documentos do arquivo permanente são os que já perderam seu valor primário (valor administrativo), mas que possuem o valor secundário (importância para outras área de estudo).

O valor secundário pode ser de dois tipos: o probatório (capacidade do documento de provar que a ação ocorreu) e o informativo (capacidade de o documento trazer informações relevantes sobre a instituição que os produziu).

Gabarito do professor: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva CORRETA. 


Probatório e/ou informativo, além do valor histórico e cultural em alguns casos. 

Valor permanente - Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também chamado de valor secundário. (Rodrigo O. Barbati - CERS)


Quanto ao valor Administrativo - Valor que um documento possui para a administração produtora do arquivo, na medida em que informa, fundamenta ou aprova seus atos presentes ou futuros. Fiscal - Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais. Informativo - Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independente de seu valor probatório. Legal - Valor processual que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito. Permanente - Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também referido como valor histórico. Primário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais. Probatório - Valor intrínseco de um documento de arquivo que lhe permite servir de prova legal. Secundário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, e para outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente produzidos.

De acordo com a Lei 8.159 - Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Art. 8o - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

§ 3o - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

Outra questão ajuda a responder, vejam:

Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; 

Quando tem valor probatório, o documento deve ser preservado permanentemente, porque ele é um testemunho privilegiado da trajetória do órgão público ou empresa privada que o acumulou. 

GABARITO: CERTA.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo