Segundo Paulo Freire, “a educação autêntica, não se faz de ‘...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Pitangueiras - SP
Q1200976 Pedagogia
Segundo Paulo Freire, “a educação autêntica, não se faz de ‘A’ para ‘B’ ou de ‘A’ sobre ‘B’, mas de ‘A’ com ‘B’, mediatizados pelo mundo”. Considerando a educação dialógica e o diálogo, é correto afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário ao Gabarito:

A assertiva correta é a D. Paulo Freire defende que a educação deve ser um processo dialógico, ou seja, um processo de aprendizado mútuo entre educador e educando. Freire critica o modelo de educação "bancária", onde o educador deposita conhecimento nos alunos sem considerar suas vivências e perspectivas. Para Freire, a dialogicidade é essencial e ela começa no momento em que o educador reflete sobre o conteúdo a ser abordado com os alunos, sempre levando em consideração o contexto em que estão inseridos e encorajando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

As outras alternativas são incorretas porque:

  • A alternativa A é incorreta, pois na visão freiriana, a educação dialógica não é sobre o conteúdo em si, mas sobre a relação entre os envolvidos no processo educativo.
  • A alternativa B é incorreta porque contradiz o conceito de educação dialógica de Paulo Freire, que se opõe à ideia de que o conhecimento seja uma doação ou depósito.
  • A alternativa C é incorreta, pois embora Paulo Freire critique modelos de humanismo que não consideram a realidade concreta dos indivíduos, essa não é uma descrição precisa da dialogicidade na educação.

Portanto, a dialogicidade na educação começa com a reflexão do educador sobre os temas a serem abordados em conjunto com os alunos, e não apenas na interação direta em sala de aula.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

educação bancária - o professor apenas deposita a informação nos educandos.

A Para o “educador bancário”, na sua dialogicidade, a pergunta, é a propósito do conteúdo do diálogo que existe com os alunos. (não há interação com perguntas, apenas "depósito" de informações)

B Para o educador-educando dialógico, o conteúdo programático da educação é uma doação, ou seja, um conjunto de informes a ser depositado nos educandos. 

C) Um dos equívocos de uma concepção do humanismo está em que, na ânsia de corporificar um modelo ideal de “bom homem”, se reafirma da situação existencial presente dos homens mesmos. (não sei identificar o erro aqui, mas está errada.)

D A dialogicidade começa não quando o educador-educando se encontra com os educandos-educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes. 

item certo: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo