Os métodos para a avaliação do fenômeno doloroso podem ser d...
Os métodos para a avaliação do fenômeno doloroso podem ser divididos em três categorias: medida de respostas fisiológicas da dor, observações de comportamentos relacionados à dor e descrições verbais ou escritas da dor e / ou variáveis associadas. Existem medidas da intensidade da dor (unidimensionais) e medidas das múltiplas dimensões da dor (multidimensionais).
A respeito das escalas multidimensionais de avaliação da dor em recém-nascidos e crianças, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as escalas aos seus indicadores de avaliação.
COLUNA I
1. COMFORT scale
2. PIPP (Premature Infant Pain Profile)
3. CRIES (Crying, requires, oxygen, increased vital signs, expressions and sleepless)
4. PASPI (Pain Assessment Scale for Preterm Infants)
COLUNA II
( ) Avalia a dor aguda e prolongada, tendo como indicadores idade gestacional, estado de alerta, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e expressão facial (testa franzida, olhos cerrados, aprofundamento do sulco nasolabial).
( ) Avalia somente a dor aguda e utiliza transição entre os estados de sono, expressões faciais, mudanças na frequência cardíaca e saturação de oxigênio, movimentos do corpo e membros e comportamentos das mãos.
( ) Instrumento de avaliação de dor aguda e prolongada e possui indicadores comportamentais: alerta, agitação, reação respiratória, choro, movimentos gerais, tônus muscular e expressão facial, e fisiológicos: pressão arterial e frequência cardíaca.
( ) Avalia somente a dor prolongada, apresenta como indicadores o choro, expressão facial, saturação de oxigênio, sinais vitais e padrão do sono.
Assinale a sequência correta.