As Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016) visam fornecer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2763479 Nutrição

As Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016) visam fornecer recomendações para o profissional motivar o paciente e indicar o tratamento dietético da obesidade, chamando atenção para as dietas da moda sem fundamentação científica.


Sobre essas recomendações, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Dietas de muito baixas calorias (<800 kcal por dia) não devem ser usadas, independente das circunstâncias, pois podem levar a complicações sérias de saúde.

( ) Substitutos de refeição não são considerados medidas úteis e eficazes como parte de um plano estruturado de modificação da dieta em pacientes com sobrepeso e obesidade para redução do peso corporal.

( ) Para o cálculo do valor calórico da dieta, deve ser usada a taxa metabólica de repouso corrigida para o nível de atividade física. Se disponível a calorimetria indireta, deve ser usada. Na ausência dela, equações preditivas podem ser usadas.

( ) A dieta deve ser prescrita de forma individualizada, levando em consideração o estado de saúde, as preferências do paciente, mantendo a adequação de nutrientes (20% a 30% de gorduras, 55% a 60% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas) e reduzindo a ingestão calórica (1.000 a 1.500 kcal por dia para mulheres e 1.200 a 1.800 kcal por dia para homens).

( ) Se após 4-6 meses de acompanhamento com médicos não especialistas, com contatos frequentes e regulares monitorando a perda de peso, o consumo de uma dieta reduzida em calorias com aumento de atividade física, uma perda de peso de 3 a 5% não for alcançada ou não produzir benefícios clinicamente significativos, pacientes com sobrepeso associado a fatores de risco e pacientes com obesidade devem ser encaminhados para tratamento com o especialista.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas