As previsões para o desempenho da economia brasileira neste...
Quanto à inflação, os analistas consultados pelo BC aguardam uma alta de 9,23% para o IPCA neste calendário, acima da taxa estimada antes, de 9,15% .
CAPRIOLI, G. Mercado vê inflação de 9,23% em 2015 e economia mais contraída. Valor Econômico, São Paulo, 27 jul. 2015. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/4150608/mercado-ve-inflacao-de-923-em-2015-e-economia-mais-contraida>. Acesso em: 10 ago. 2015. Adaptado.
Nesse contexto, representa uma medida efetiva que poderá ser adotada para conter a alta inflacionária:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO: LETRA A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Única opção viável é letra A, devido que com o aumento da tx básica, haverá menor circulação monetária, consequentemente menor consumo, provocando compulsória redução dos preços.
As outras opções ou são para aquecer a economia (aumentando a disponibilidade monetária em circulação como a letra B ou C) ou que provocam aumento de preços.
a) fala da taxa Selic meta - para controlar a inflação
Taxa de juros e inflação são inversamente proporcionais...Se a taxa aumenta os produtos e serviços ficaram mais caros e consequentemente uma redução no consumo...ficaram mais produtos em estoque os preços diminuem(Deflação)
A taxa Selic é um importante instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Por outro lado, quando está baixa, ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores. É só pensar que a TAXA SELIC É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A INFLAÇÃO.
A resposta certa é a letra A, mas queria saber por que a letra B está errada. Quanto menos dinheiro nas mãos do governo, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo