A psicodinâmica do trabalho tem por objetivo explicar

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275546 Psicologia
A psicodinâmica do trabalho tem por objetivo explicar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a B: as estratégias utilizadas pelo trabalhador para manter-se saudável em face de certos modos patologizantes de organização do trabalho.

A Psicodinâmica do Trabalho é um campo de estudo que se foca na compreensão das experiências subjetivas dos trabalhadores em relação às condições de trabalho. Ela investiga como os indivíduos lidam com os desafios e pressões no ambiente de trabalho, especialmente em situações que podem ter um impacto negativo na saúde mental e bem-estar.

Na alternativa B, o conceito-chave é a resiliência do trabalhador ao enfrentar condições de trabalho que podem ser prejudiciais. O objetivo central da psicodinâmica do trabalho é justamente entender e analisar essas estratégias de enfrentamento que os trabalhadores desenvolvem para se manterem saudáveis, mesmo quando enfrentam modos de organização do trabalho que potencialmente provocam estresse ou desgaste mental.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Foca na alienação e na doença mental, mas a psicodinâmica está mais interessada nas estratégias de enfrentamento e saúde, não apenas nas causas das patologias.

C - Trata da adaptação do organismo às pressões, um conceito mais relacionado à fisiologia e não aos processos psicológicos e estratégias subjetivas, que são o foco da psicodinâmica.

D - Faz referência à multicausalidade das doenças, um conceito mais próximo da saúde ocupacional e epidemiologia, mas não captura o foco da psicodinâmica, que está nas estratégias subjetivas de enfrentamento.

E - Aborda como a psicologia do sujeito determina maneiras de enfrentar o estresse, mas não está específica quanto às estratégias desenvolvidas em resposta aos modos de organização do trabalho, como apontado na alternativa B.

A psicodinâmica do trabalho oferece uma perspectiva crítica e investigativa sobre como os trabalhadores gerenciam suas experiências emocionais e psíquicas em ambientes que podem ser potencialmente nocivos, sendo esse um ponto crucial para a escolha da alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para C. Dejours, “o objeto da psicodinâmica do trabalho não é o trabalho” (1996 b,

p.7). São as dinâmicas intra e intersubjetivas que conformam o seu objeto. Existe, segue ele,

“uma psicologia do trabalho convencional, onde o trabalho figura como atividade-objeto [...].

Mas, precisamente, a psicodinâmica do trabalho não é uma psicologia do trabalho, mas uma

psicologia do sujeito.” (p.8)


http://www.pqv.unifesp.br/clotClindotrab-tradkslb.pdf

Logo pela lógica não é o trabalho em sí, mas as estratégias utilizadas pelos sujeitos para se manter em equilibrio e saudáveis.

Para Dejours,

 A Psicodinâmica busca compreender as desefas utilizadas pelo trabalhador para lhe dar com a opressão no trabalho, além disso busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho. 

Busca estudar os aspectos menos visíveis que são vivenciados pelos trabalhadores ao longo do processo produtivo, tais como: mecanismos de cooperação, reconhecimento, sofrimento, mobilização da inteligência, vontade e motivação e estratégias defensivas que se desenvolvem e se estabelecem a partir das situações de trabalho.

Outra grande autora e referência na área é a professora Ana Magnólia Mendes, Psicóloga do Trabalho.

RESPOSTA "B"

Vejamos,

Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho. Busca estudar os aspectos menos visíveis que são vivenciados pelos trabalhadores ao longo do processo produtivo, tais como: mecanismos de cooperação, reconhecimento, sofrimento, mobilização da inteligência, vontade e motivação e estratégias defensivas que se desenvolvem e se estabelecem a partir das situações de trabalho. Compreende que o trabalho é um elemento central na construção da saúde e identidade dos indivíduos e que sua influência transcende o tempo da jornada de trabalho propriamente dita e se estende para toda a vida familiar e tempo do nãotrabalho (DEJOURS, 1992, 1993, 1994). 

extraído do material Estratégia Secretaria de Saúde -PE Analista em Saúde aula 10 Professor Alyson Barros

Qual a diferença da letra B pra E?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo