Em seu livro As raízes clássicas da historiografia moderna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201661 História
Em seu livro As raízes clássicas da historiografia moderna, o historiador italiano Arnaldo Momigliano afirmava que “a historiografia grega em seus estágios mais antigos preocupava-se com a Pérsia e que era praticada por pessoas cuja familiaridade com as tradições persas [era] indiscutível”.
MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Trad. Maria B. B. Florenzano. Bauru, SP: EDUSC, 2004, p. 28.
A respeito dos argumentos que atestam essa afirmativa de Momigliano, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existem evidências irrefutáveis de que historiadores gregos e judeus estavam em contato com os persas.
( ) O florescimento da historiografia grega estava relacionada à ascensão dos estudos antropológicos.
( ) Embora Heródoto nunca tenha estado na Pérsia propriamente dita e nem falasse qualquer língua estrangeira, pode-se verificar que suas histórias são repletas de tradições persas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A
questão proposta é bastante específica e demanda um amplo conhecimento de historiografia contemporânea na medida em que Arnaldo Momigliano  é considerado um dos maiores estudiosos de historiografia no século XX, cuja obra atinge mais de 700 publicações. Tornou-se professor da Universidade de Turim em 1936, mas foi proibido de lecionar em 1938 por conta da política anti-semita de  Mussolini. Exilou-se na Inglaterra, onde atuou pelo resto da carreira, a princípio na Universidade de Oxford e depois na University College London, de 1951 a 1975. Especializou em estudos sobre historiografia antiga, tanto clássica quanto judaica e oriental, sendo  considerado um dos mais importantes e influentes historiadores do século XX.

Informações sobre o historiador estão disponíveis em formato digital e há publicações suas traduzidas para a língua portuguesa, como a citada na entrada da questão.

 

I –  VERDADEIRA- Ao analisar os efeitos das conquistas de Alexandre o Grande e a formação da cultura helenística o historiador chega à ideia de que historiadores gregos e judeus estiveram em contato com persas, em função de haver nas obras de alguns características específicas da cultura persa.

 

II-  FALSA- O florescimento da historiografia grega deve-se ao trabalho de Heródoto e Tucídedes com fontes orais e buscando um afastamento dos mitos.

 

III - VERDADEIRA  - A afirmativa III complementa as observações acerca da afirmativa I. Por terem intenso contato com os presas, historiadores judeus, assim como gregos apresentavam em seu trabalho, elementos persas, mesmo havendo a dificuldade de comunicação oral, principal fonte da historiografia grega.  A afirmativa trata essencialmente da obra de Heródoto.

 

A)     INCORRETA

B)      CORRETA – Apenas a segunda afirmativa não é correta. As afirmativas I e III apresentam ideias consideradas verdadeiras.

C)     INCORRETA

D)     INCORRETA

E)      INCORRETA

 

RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estudos arqueológicos e etnográficos.

O gabarito oficial colocou a assertiva C (V-F-F) como a verdadeira

hard

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo