“Marx e Engels denunciavam o que estava sendo feito no pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201662 História
“Marx e Engels denunciavam o que estava sendo feito no progresso dilacerador do capitalismo e do imperialismo; insistiam em que era necessário que os homens lutassem no sentido de suplantá-los e nos indicaram alguns caminhos. No entanto, nessa denúncia estava implícito um outro conjunto de julgamentos de valor: a burguesia havia ‘salvado uma parte considerável da população da idiotice da vida rural’; as nações subjugadas eram ‘bárbaras e semibárbaras’: as potências dominantes eram ‘civilizadas’. Assim, com base nesse tipo de confiança nos valores singulares de modernização e da civilização foi criada uma distorção fundamental na história do comunismo”.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 493.
No excerto acima, extraído da obra O campo e a cidade, Raymond Williams aponta que Marx e Engels, em seu Manifesto comunista, haviam afirmado que relações de centralização e de dependência tinham criado condições favoráveis à revolução. Sobre este contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Engels teria sido um dos primeiros a compreender a cidade moderna como uma consequência social e física do capitalismo, sobretudo com a publicação da obra A situação da classe operária na Inglaterra em 1844.  II. Williams entende que Marx e Engels viam o proletariado urbano empobrecido como um corpo coletivo que aprenderia e criaria novas formas de sociedade, superior àquela existente. III. Para Williams há uma ambiguidade na argumentação de Marx e Engels e que está no excerto acima: se as formas de desenvolvimento burguês continham, ainda que não isentas de suas próprias contradições, valores superiores à “idiotice rural”, então qualquer programa, em nome do proletariado, poderia ser justificado e imposto.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a interpretação dos textos associados julgamos as afirmativas.

I - O primeiro livre de Engels é também uma de suas mais famosas obras onde ele descreve cuidadosamente as condições de vida da classe trabalhadora britânica no período. Seu trabalho conta com descrições pormenorizadas baseadas me sua estadia na Inglaterra em cidades industriais  que  lhe permitiram produzir um relato fiel que inclui excelentes considerações sobre a migração campo-cidade, a urbanização e a penúria das condições de vida do proletariado urbano.
II - O entendimento do proletariado urbano como corpo único possui várias origens como o entendimento sobre o papel da coletividade nas condições de vida, a uniformidade das péssimas condições de trabalho e a constante referência sobre a importância do desenvolvimento da consciência de classe.
III - Estes trabalhos foram escritos durante a corrida imperialista do século XIX. Influências gerais sobre a sociedade não deixariam de aparecer nestes escritos como o supremacismo racial, o desprezo pelos saberes tradicionais e a valorização exacerbada do cientificismo. Todas essas ideias fazem parte do contexto histórico que fundamentou  a produção destas afirmações. 

GABARITO DO PROFESSOR: E

 

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todas estão corretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo