Leia as afirmações abaixo. I. A propaganda descrita no 1º p...
Para responder a questão abaixo, considere o texto abaixo:
Leia as afirmações abaixo.
I. A propaganda descrita no 1º parágrafo é retomada no final do texto, momento em que o autor estabelece uma relação entre o conteúdo da peça publicitária e o argumento de que o leitor ou o espectador foi reduzido à condição de mero consumidor.
II. Como estratégia argumentativa, no 3º parágrafo o autor expõe um ponto de vista contrário ao seu, com a finalidade de combatê-lo.
III. Com a questão formulada no 6º parágrafo, seguida pela afirmativa de que a resposta é “simples”, o autor, por meio de ironia e sarcasmo, critica prêmios literários de renome mundial.
Está correto o que se afirma APENAS em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito "a"
Não entendi por que a I está correta?
I - "Um filme publicitário traz um ator interpretando um boçal no pavilhão de uma Bienal para compor um discurso afetado e vazio por meio do qual definia uma SUPOSTA obra de arte." (1º parágrafo).
"(...) TEM MENOS A VER COM O RESPEITO pela formação de um leitor...do que com a sua REDUÇÃO A POTENCIAL DE LUCRO e com o estreitamento correlato de seus horizontes intelectuais e subjetivos." (10º parágrafo).
-----------> Fica estabelecida uma suposta importância à opinião do leitor: "fazer um indivíduo acreditar que não precisa se esforçar para entender o que lhe escapa ou o que o contraria" atrelada à ideia de consumo, relação entre o mercado (ou um grupo específico de pessoas: "livreiros") e a condição de mero consumidor do leitor.
II - Qual é ponto de vista contrário ao do autor?
"Dá-se voz ao leitor, que agora pode pôr em xeque decisões arbitrárias de um punhado de críticos que não representam a opinião da maioria".
Retomando o item I, a voz dada ao leitor é uma estratégia, ou seja, o leitor não tem o poder de alterar as decisões arbitrárias dos críticos (e as do mercado), e esse argumento (da voz do leitor) é combatido pelo autor ("prêmios literários prestigiados mundo afora ignoram a opinião da maioria" e "os prêmios literários são asserções sobre o que um grupo de pessoas (...) acredita que deve ser defendido em termos de subjetividade e exceção".).
III- No 6º paragrafo, o autor não critica prêmios literários de renome mundial, ele aponta argumentos que desmontam esse modelo 'democrático' de premiação. Também não vejo ironia e sarcasmo, porque ele responde o "é simples" com: "os prêmios literários não foram criados para corresponder a critérios objetivos de mercado".
"Gabarito A"
Complementando os colegas:
I- ... para compor um discurso afetado e vazio por meio do qual definia uma SUPOSTA obra de arte." (1º parágrafo)
Mas fazer o indivíduo acreditar que não precisa se esforçar para entender o que lhe escapa ou o que o contraria (como propõe a propaganda bienal) (10º parágrafo)
** O autor retoma a mesma ideia com palavras diferentes, por exemplo, quando se refere ao discurso afetado e vazio (1º parágrafo) e o fato que não precisa se esforçar para entender o que lhe contraria (10º parágrafo), nos remete à ideia de que são dicursos VAZIOS.
Nunca Desista do seus sonhos. Que Deus nos ajude.
Excelente comentário, Karina Camargo!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo