Admita que sejam válidas todas as premissas subjacentes à Te...
Admita que sejam válidas todas as premissas subjacentes à Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), em sua versão clássica.
De acordo com a TQM, se o Banco Central aumentar a oferta de moeda da economia, ele provocará
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
MV = PY
M = oferta de moeda
V = velocidade de circulação da moeda
P = nível de preços
Y = produto real
A) ERRADA: De forma alguma, V é considerada constante pelas premissas da TQM já que só se altera, eventualmente, com mudanças institucionais ou de hábitos da sociedade, as quais não são muito frequentes. O produto (Y), por sua vez, é determinado pela disponibilidade dos fatores de produção, os quais se encontram em pleno emprego como premissa, logo Y, também, é constante. Pela equação, resta claro que um aumento de M provocará uma elevação de P para reequilibrar o lado direito da igualdade;
B) ERRADA: A equação não trata dos salários nominais conforme consta no detalhamento da fórmula;
C) ERRADA: Mais uma vez, não há a consideração do nível de emprego diretamente pela fórmula da TQM, mas, de todo modo, para os monetaristas, um aumento na oferta de moeda não provoca elevação do produto, ou seja, em paralelo, não aumenta o nível de emprego também;
D) ERRADA: Como vimos na letra A, haverá elevação de P (nível de preços), isto é, haverá aumento da inflação sim. Consequentemente o PIB nominal, também, elevar-se-á já que corresponde a PY, ou seja, ao resultado da multiplicação do nível de preços com o produto real;
E) CERTA: Já vimos que haverá aumento da inflação e o PIB real (Y), de fato, manter-se-á inalterado já que o produto real é determinado pelo estoque dos fatores de produção, os quais estão em pleno emprego segundo as premissas da TQM. Para os monetaristas, variáveis monetárias (oferta de moeda) não afetam o PIB real, apenas as variáveis reais (fatores de produção) o fazem.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O PIB nominal considera que há variações nos preços mediante a inflação ou deflação. Já o PIB real corresponde àquele cujo cálculo é feito com base nos preços constantes, escolhendo, então, um ano específico e não levando em consideração o efeito da inflação.
Gaba: E
Letra E
A Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) é uma teoria econômica que afirma que a quantidade de dinheiro em circulação em uma economia é diretamente proporcional ao nível geral de preços. Em outras palavras, se a oferta de dinheiro na economia aumenta, espera-se que os preços também aumentem.
O PIB nominal é a medida do PIB que utiliza os preços correntes dos bens e serviços produzidos na economia em um determinado período de tempo. Isso significa que o PIB nominal reflete tanto as mudanças no volume de produção quanto as mudanças nos preços dos bens e serviços.
Por outro lado, o PIB real é a medida do PIB que ajusta o PIB nominal pelos efeitos da inflação, ou seja, utiliza os preços de um determinado ano-base para calcular o valor dos bens e serviços produzidos em um determinado período de tempo. Isso permite comparar o valor da produção ao longo do tempo, sem que as mudanças nos preços interfiram no cálculo.
Assim, o PIB real é uma medida mais precisa do crescimento econômico de um país, uma vez que elimina os efeitos da inflação, permitindo que se avalie a variação do volume de produção em termos reais, ou seja, descontando-se o efeito dos preços. Já o PIB nominal é mais relevante para fins contábeis e financeiros, pois reflete a situação corrente da economia e do poder de compra da moeda.
Resolução: https://youtu.be/fUfBXkw9Vyc
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo