Sobre o Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 10 d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201669 História
Sobre o Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda atenção especial porque a alternativa que responde o que se pede é a que apresenta a afirmativa incorreta , o que demanda  um raciocínio oposto ao que é comum em questões de múltipla escolha. A alternativa que responde corretamente a questão é a que apresenta uma afirmativa incorreta.

A bibliografia sobre Estado Novo é bastante vasta e variada. Vale especial destaque para o trabalho  clássico de Edgar Carone O Estado Novo ( 1937-1945) ; Repensando o Estado Novo, organizado por Dulce Pandolfi; e,  A invenção do Trabalhismo, de Ângela de Castro Gomes. São obras interessantes para maiores esclarecimentos e aprofundamento do conhecimento do tema.

 

A)      INCORRETA- A instalação do Estado Novo deu-se pela suspensão das eleições presidenciais que deveriam ocorrer no ano de 1937 e, a validação do mesmo se dá pela apresentação de uma nova constituição autoritária , apresentada no mesmo ano de 1937.

 

B)      INCORRETA-A instalação de um governo autoritário foi preparada por Vargas antes de 1937. A concordância das Forças Armadas e das lideranças políticas dos estados mais importantes da federação foram cooptadas. E , a intentona comunista de 1935 forneceu a motivação para buscar o apoio popular : era necessário “salvar o país da ameaça vermelha" .

 

C)      INCORRETA- Os sindicatos do governo Vargas eram atrelados ao aparelho de Estado. E as lideranças sindicais – os chamados “pelegos" estabeleciam – e amenizavam sempre que necessário, as relações entre os trabalhadores e o governo. Não havia liberdade de ação dos sindicatos e as suas  manifestações eram desestimuladas ou reprimidas. A prática da greve era proibida como sendo uma atitude “ não cidadã" , na medida em que o governo lutava para tirar o país da crise econômica.

 

D)     INCORRETA – O DASP , no âmbito federal e dos chamados “ Daspinhos" na esfera estadual, são instituições públicas típicas do Estado Novo e tinham por função a organização da burocracia de estado. A afirmativa é correta .

 

E)      CORRETA-  O apoio de Forças Armadas costuma ser fundamental para  a manutenção de um chefe de governo no poder. E, por mais que Vargas tivesse apoio popular , em função da propaganda oficial que o apontava como “ Pai dos Pobres" e da aprovação de uma extensa legislação trabalhista, era necessário o apoio ou a ausência de oposição das forças sócio-políticas e das Forças Armadas para a manutenção da ditadura do Estado Novo.

 

RESPOSTA: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Estado Novo implantou um regime autoritário que centralizou o poder no Executivo. O autoritarismo de Vargas perdeu força sobre tudo entre os militares que tinham sido enviados para lutar contra o Nazifascismo. Vargas, porém reorganizou sua estratégia política e deu início a sua política de aproximação da massas. Gabarito: E

E a letra "C"?

Não há como dar um golpe sem o apoio militar. Letra C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo