Com fundamento na Constituição da República Federativa do B...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056831 Direito Constitucional
Com fundamento na Constituição da República Federativa do Brasil, analise as afirmativas abaixo sobre o Poder Judiciário.

1. A competência dos tribunais dos Estados será definida nas suas respectivas Constituições, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
2. Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar, originariamente, os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal.
3. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, 35 Ministros.
4. O Supremo Tribunal Federal poderá, mediante decisão de 1/3 dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da Questão: Organização do Poder Judiciário segundo a Constituição da República Federativa do Brasil.

Essa questão aborda a competência dos tribunais estaduais, os Tribunais Regionais Federais, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

1. Afirmativa 1: "A competência dos tribunais dos Estados será definida nas suas respectivas Constituições, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça."

Correta. A Constituição Federal permite que a competência dos tribunais estaduais seja definida nas Constituições dos Estados, e a iniciativa para a lei de organização judiciária cabe ao Tribunal de Justiça estadual. Isso está de acordo com a autonomia dos estados prevista na Constituição.

2. Afirmativa 2: "Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar, originariamente, os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal."

Correta. Conforme o artigo 108 da Constituição Federal, é função dos Tribunais Regionais Federais julgar, em caráter originário, os habeas corpus quando a autoridade coatora for um juiz federal.

3. Afirmativa 3: "O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, 35 Ministros."

Incorreta. A Constituição Federal, em seu artigo 104, estabelece que o Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros, e não 35.

4. Afirmativa 4: "O Supremo Tribunal Federal poderá, mediante decisão de 1/3 dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta."

Incorreta. A aprovação de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal requer decisão de, pelo menos, 2/3 dos seus membros, conforme o artigo 103-A da Constituição Federal, e não 1/3.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A é a única correta, pois apenas as afirmativas 1 e 2 estão de acordo com a Constituição da República.

Estratégia para Resolução: Para resolver questões como essa, é fundamental conhecer bem os artigos da Constituição que tratam sobre a organização e competência do Poder Judiciário. Leia com atenção cada afirmativa, identificando possíveis erros de interpretação ou informações incorretas sobre a legislação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1 - Art. 125, da CF/88. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

§ 1º A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.

2 - Art. 108. Compete aos Tribunais Regionais Federais:

I - processar e julgar, originariamente:

(...)

d) os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal;

3 - Art. 104, da CF/88. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros.

4 - Art. 103-A, da CF/88. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

A palavra "SQUARE" toram as alternativas erradas.

Abraços.

kkkkkkk

O STJ tem a idade de Cristo: 33

-

A EXPRESSÃO 2/3 SÓ APARECE EM 04 OPORTUNIDADES QUANDO A CF TRATA DO PODER JUDICIÁRIO, SÃO ELAS:

          * 2/3 PARA RECUSAR O JUIZ MAIS ANTIGO.

          * 2/3 PARA MODULAR OS EFEITOS ADIN/ADC.

          * 2/3 PARA RECUSAR RECURSO EXTRAORDONÁRIO.

     * 2/3 PARA REVISAR, APROVAR OU CANCELAR SÚMULA VINCULANTE.

GAB.A

3- o Superior Tribunal de Justiça é composto de, no mínimo, 33 Ministros, e não 35.

4 - o Supremo Tribunal Federal pode aprovar súmulas vinculantes, mas exige-se uma maioria qualificada de 2/3 dos membros, e não 1/3.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo