Marque a alternativa que contenha um dos itens (grupo, subgr...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A maioria das empresas investe em aplicações temporárias podendo ser em ações, ouro, debêntures, e outras formas de investimentos que ajudam nos resultados de forma imediata, mas porém há investimentos que por sua forma só renderão juros só após um largo tempo, sendo assim são classificados de investimentos a longo prazo.
Nas demonstrações brasileiras esta conta representa aplicações de recursos financeiros em títulos, valores mobiliários e outros direitos disponíveis no mercado resgatáveis em determinados períodos de tempo, com o objetivo de compensar perdas inflacionárias com as disponibilidades obtendo resultados derivados de receitas financeiras ou de lucros com a negociação desses ativos.
.
As empresas, dentro de uma sadia política fi¬nanceira, procuram aplicar os excessos de disponibilidades que têm, em relação às necessidades imedia¬tas ou em curto prazo, em títulos e valores mobiliários resgatáveis dentro do período em que prevêem sua necessidade. Tais aplicações são muito importantes para as empresas, particularmente devido aos efeitos inflacionários causados aos recursos mantidos em cai¬xa e bancos e às altas taxas de juros vigentes no pais.
Os investimentos temporários podem ser representados por direitos, tais como: títulos de crédito, ações, ouro (certificados de custódia) etc. Tais investimentos são classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo de acordo com a intenção da empresa e a data pactuada do resgate. Normalmente as empresas procuram utilizar o excesso de disponibilidade aplicando em investimentos de liquidez imediata, ou a curto prazo.
As empresas, geralmente preferem as aplicações de liquidez imediata que podem ser classificadas entre as disponibilidades, a seguir temos as aplicações que são classificadas no ativo circulante com prazo de resgate de até 360 dias dentro do exercício social seguinte e finalmente temos as aplicações de longo prazo com resgate superior a 360 dias da data do balanço e são classificadas como investimentos temporários a longo prazo.
Sempre que esse tipo de aplicação for significativo, deverá ser demonstrado à parte no Balanço, e até por qual tipo de títulos está representado. Deverão ainda ser mencionadas na nota explicativa das práticas contábeis qual a base de avaliação e a forma de reconhecimento da receita.
A avaliação para um investimento temporário deve ser o menor valor entre custo e mercado. Os investimentos temporários são adquiridos com a intenção de revenda e tendo caráter especulativo.
Sua classificação contábil mais detalhada pode-se dar da forma apresentada a seguir:
• Ativo Circulante, subgrupos Disponível e Realizável a Curto Prazo ou Créditos (Investimentos Temporários); ou
• Ativo Realizável a Longo Prazo, no subgrupo Créditos (Investimentos Temporários).
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/investimentos-temporarios.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo