Uma gestante com trinta e seis semanas completas de id...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781027 Medicina

Uma gestante com trinta e seis semanas completas de idade gestacional, sem trabalho de parto foi admitida em um hospital com o seguinte quadro clínico: membranas amnióticas íntegras; feto em apresentação pélvica; ausência de sangramentos ou complicações maternas no período pré-natal. O médico constatou que o feto apresentava boas condições de vitalidade. O obstetra do pré-natal tentou realizar a manobra de versão cefálica externa mediante o consentimento da paciente.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item subsequente.

Caso o feto mencionado permaneça em apresentação pélvica no termo, a conduta mais adequada é programar a cesariana eletiva por volta das trinta e oito semanas com a intenção de reduzir a mortalidade perinatal e a morbidade neonatal.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresentado está errado porque a conduta mais adequada para um feto em apresentação pélvica no termo não é programar a cesariana eletiva por volta das 38 semanas. A primeira opção seria tentar realizar a versão cefálica externa, que é a tentativa de virar o feto do lado oposto ao que ele está, para que ele possa nascer de cabeça primeiro. Se a versão não for bem-sucedida, pode-se optar pelo parto vaginal. A cesariana é uma opção quando há complicações que impedem o parto vaginal, e não deve ser realizada rotineiramente em casos de apresentação pélvica. O objetivo é sempre buscar o parto vaginal, desde que seja seguro tanto para a mãe quanto para o bebê.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo