Quanto ao regime disciplinar dos servidores públicos do Pará...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907813 Legislação Estadual
Quanto ao regime disciplinar dos servidores públicos do Pará, nos termos do Regime Jurídico Único estabelecido pela Lei nº 5.810/94, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa Correta A)

Art. 198. § 3° A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente
 

A – CORRETO! Art. 198, § 3° A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

 

 

B – ERRADO! Art. 187, parágrafo único. Ao servidor punido com pena disciplinar é assegurado o direito de pedir reconsideração e recorrer da decisão.

 

 

C – ERRADO! Art. 190, XIV: A pena de demissão será aplicada nos casos de: participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

 

 

D – ERRADO! Art. 185, parágrafo único: A portaria ou o decreto indicará a penalidade e o fundamento legal, com a devida inscrição nos assentamentos do servidor.

GABARITO A

Art. 198 - (...)

§ 3° - A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente. 

Letra a. 

a) Certa. Informação em consonância com a literalidade do art. 198, § 3°.

b) Errada. O recurso também poderá ser interposto na via administrativa (art. 187, parágrafo único). 

c) Errada. A qualidade de acionista, cotista ou comanditário exclui a tipificação da penalidade. Exegese do art. 190, inciso XIV. 

d) Errada. Conforme o art. 185, parágrafo único, “a portaria ou o decreto indicará a penalidade e o fundamento legal, com a devida inscrição nos assentamentos do servidor”.

Gustavo Deitos

Atenção!

Art. 188. A pena de repreensão será aplicada nas infrações de natureza leve, em caso de falta de cumprimento dos deveres ou das proibições, na forma que dispuser o regulamento.

Art. 189. A pena de suspensão, que não exceder a 90 (noventa) dias, será aplicada em caso de falta grave, reincidência, ou infração ao disposto no art. 178, VII, XI, XII, XIV e XVII.

Art. 178. É vedado ao servidor:

VII - participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

XI - referir-se, de modo ofensivo, a servidor público e a ato da Administração

XII - utilizar-se do anonimato, ou de provas obtidas ilicitamente;

XIV - omitir-se no zelo e conservação dos bens e documentos públicos;

XVII - praticar ato lesivo ao patrimônio Estadual;

Art. 190. A pena de demissão será aplicada nos casos de:

XIV - participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou

exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

Agora me pergunto: Participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercício de comércio é punido com suspensão (art. 189 c/c art. 178, VII) ou demissão (art. 190, XIV)? Alguém poderia ajudar?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo