De acordo com o texto 1, assinale a alternativa INCORRETA:
TEXTO 1
O “milagre chileno” se choca com a realidade
Eat the rich, coma os ricos. Poucas pichações são tão eloquentes sobre o momento que atravessa um país como a que apareceu recentemente na fachada de um hotel em Santiago. Uma mensagem direta, em inglês — para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática — e com dois claros destinatários: as classes acomodadas de uma nação que arde em protestos há três semanas, e os turistas e homens de negócios que visitam a capital chilena num de seus períodos mais conturbados em muitos anos. O Chile quer justiça social e a quer já, depois de décadas de promessas descumpridas e de, nas palavras da economista do desenvolvimento Nora Lustig, “um modelo privatizador dos serviços públicos que deixou muita gente de fora”. O ano de 2019, como dizia outra das muitas pichações políticas que se multiplicam nas ruas da cidade, será recordado como o momento em que “o Chile acordou”.
(Fonte: MONTES, R.; FARIZA, I. O “milagre chileno” se choca com a realidade. El País Brasil, 2019).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
Em “Para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática”, o valor semântico do conetivo destacado é de causa.
✓ Incorreto, "para que" é uma conjunção subordinativa final (expressa valor semântico de finalidade, fim, objetivo e não de "causa").
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Vamos aos itens:
A) atravessar um momento igual ao que ...
Há um sentido de comparação..
B) para que = finalidade.
C) troque o "e" por também = adição.
D) faça uma troca rápida = segundo , consoante.
E) Em “será recordado como o momento (..)
será comparado igual ao momento.
Bons estudos !
LETRA B - Em “Para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática”, o valor semântico do conetivo destacado é de causa. [ERRADO - Conectivo com semântica de FINALIDADE]
Gabarito: B
PARA QUE : FINALIDADE
Conjunções subordinadas adverbias finais: Para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de sorte que...
GABARITO: B
Em “Para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática”, o valor semântico do conetivo destacado é de causa. → Errado. Veja que podemos substituir por "a fim de que", logo temos conjunção que finalidade.
"a FIM de que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática..."
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo