Gestante de 30 anos de idade, última gestação há 3 anos, ret...
Gestante de 30 anos de idade, última gestação há 3 anos, retorna para consulta de pré-natal na trigésima semana de gestação, traz resultado de seu VDRL positivo na diluição de 1:32. Recebeu, juntamente com o parceiro, Penicilina Benzatina 2,4 milhões de UI. Não vinha fazendo o pré-natal, pois mudou de bairro e não há Unidade Básica de Saúde onde mora atualmente, tendo sido encaminhada para outra Unidade. Após 5 dias, entrou em trabalho de parto e à admissão é realizado o VDRL com resultado positivo na mesma titulagem. O recém-nascido nasceu de parto normal, em boas condições de vitalidade, assintomático, VDRL 1:16. Dadas as afirmativas sobre a conduta mais adequada para ser seguida nesse caso,
I. Deve ser colhido Líquor (LCR) do recém-nascido e solicitado VDRL, citologia e proteínas, VDRL sérico, iniciar Penicilina Cristalina 50.000UI por quilo de peso por dose, de 12/12 h na primeira semana e de 8/8 h a partir da segunda semana até a quarta.
II. Dar seguimento ao tratamento da gestante e seu parceiro.
III. Como o recém-nascido está assintomático, LCR normal, pode-se dispensar a realização de Raios X de ossos longos.
IV. O recém-nascido deve ser encaminhado para seguimento ambulatorial para assegurar que o tratamento foi bem sucedido e, para isso, são usados os Testes Treponêmicos.
verifica-se que estão corretas apenas