Julgue o item a seguir, relativos a mensuração a valor justo...
Julgue o item a seguir, relativos a mensuração a valor justo, considerando o disposto no pronunciamento técnico do CPC que trata do tema.
As informações que servem de base para a mensuração do
valor justo de um ativo são classificadas contabilmente em
três níveis, seguindo uma hierarquia em que os preços
cotados em mercados ativos para ativos idênticos têm a mais
alta prioridade, enquanto os dados não observáveis são as
informações de prioridade mais baixa.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab E.
CPC 46.
72. Para aumentar a consistência e a comparabilidade nas mensurações do valor justo e nas divulgações correspondentes, este Pronunciamento estabelece uma hierarquia de valor justo que classifica em três níveis (vide itens 76 a 90) as informações (inputs) aplicadas nas técnicas de avaliação utilizadas na mensuração do valor justo. A hierarquia de valor justo dá a mais alta prioridade a preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos (informações de Nível 1) e a mais baixa prioridade a dados não observáveis (informações de Nível 3).
Informações de nível 1:são preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos
Informações de nível 2: 1) preços cotados para ativos ou passivos similares em mercados ativos e; 2) preços cotados para ativos ou passivos idênticos ou similares em mercados que não sejam ativos.
Informações de nível 3: são dados não observáveis para o ativo e passivo.
- Nível 1: Preços cotados em mercados ativos. Por exemplo, se você possui ações de uma empresa listada em uma bolsa de valores e o preço das ações é facilmente disponível e não precisa de ajustes, esse seria um exemplo de valor de Nível 1.
- Nível 2: Dados observáveis, mas não necessariamente cotados em mercados ativos. Um exemplo seria o valor de uma propriedade que não é negociada regularmente em um mercado ativo, mas pode ser determinada comparando-a com propriedades similares recentemente vendidas na mesma área.
- Nível 3: Dados não observáveis. Por exemplo, o valor de uma marca registrada ou de uma tecnologia proprietária de uma empresa, que não possui transações comparáveis ou informações de mercado disponíveis. Nesses casos, a avaliação pode envolver o uso de modelos financeiros e projeções futuras, sendo assim, considerado um valor de Nível 3.
Informações de nível 1:são preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos
Informações de nível 2: 1) preços cotados para ativos ou passivos similares em mercados ativos e; 2) preços cotados para ativos ou passivos idênticos ou similares em mercados que não sejam ativos.
Informações de nível 3: são dados não observáveis para o ativo e passivo.
Complementando a informação do colega sobre hierarquia de valor justo.
Entendi assim:
No nível 1 tenho uma sala comercial em um prédio e ao vendê-la comparo o valor da venda de salas idênticas desse mesmo prédio já vendidas nesse ano para mensurar o valor justo.
No nível 2 tenho uma sala comercial em uma cidade pequena em um prédio centenário que não vendeu salas em um longo período de tempo, porém numa cidade vizinha salas parecidas foram vendidas então minha comparação será com essa cidade, assim tenho uma estimativa de valor justo.
No nível 3. Não tenho fontes para comparar o valor. Não tenho fontes de mercado para validar o preço. Supondo que todas as vendas de salas são feitas com sigilo cartorial absoluto ou não são feitas mais na região. Ninguém compra, ninguém vende. A empresa então tem que fazer estimativas usando fluxo de caixa ou múltiplos de ganhos.
A prova da PF pode chegar a esse nivel de cobrança ?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo