Tendo em conta os aspectos da reavaliação e depreciação de a...
Tendo em conta os aspectos da reavaliação e depreciação de ativos, passivos contingentes e sistemas de custos no setor público, julgue o item subsecutivo.
A reavaliação de ativos aumenta o valor líquido contábil,
enquanto a redução ao valor recuperável reduz o saldo da
conta contábil do ativo em questão.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.
GABARITO: ERRADO
Bastante cobrada pelo CESPE.
A REAVALIAÇÃO DE ATIVO permitirá o alcance de dois efeitos:
- Se o valor contábil do ativo aumentar em virtude de reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta própria do Patrimônio Líquido.
- Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no Resultado.
Já em relação a REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL, a única possibilidade de ocorrência é o reconhecimento de uma perda.
- Se Valor Recuperável for maior que o Valor Contábil então não existe nenhum ajuste a ser realizado. O valor contábil registrado no balanço patrimonial da entidade já está em conformidade com o princípio da prudência.
- Se Valor Recuperável for menor que o Valor Contábil então deveremos proceder o ajuste por redução ao valor recuperável. Nesse sentido, deve ser realizado um lançamento a crédito na conta retificadora do ativo (reduz saldo) e o lançamento a débito na conta de resultado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo