Tendo em conta os aspectos da reavaliação e depreciação de a...
Tendo em conta os aspectos da reavaliação e depreciação de ativos, passivos contingentes e sistemas de custos no setor público, julgue o item subsecutivo.
A depreciação de prédios públicos deve ser calculada com
base no custo de construção, deduzindo-se o valor dos
terrenos em que eles estiverem situados.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
Certo. A depreciação de prédios públicos, assim como qualquer outro ativo imobilizado, deve ser calculada com base no custo de aquisição ou construção, deduzindo-se o valor dos terrenos em que eles estiverem situados. Isso ocorre porque o terreno, ao contrário do prédio, não se deprecia com o tempo. Portanto, ao calcular a depreciação, o valor do terreno deve ser excluído do cálculo. A depreciação é uma maneira de reconhecer que os prédios e outros ativos imobilizados perdem valor ao longo do tempo devido ao uso, desgaste ou obsolescência.
Fonte: Copilot, ia do Edge
CERTO
11.5.3. Aspectos Práticos da Depreciação
A depreciação deverá ser realizada mensalmente em quotas que representam um duodécimo da taxa de depreciação anual do bem. Embora o lançamento contábil possa ser realizado pelo valor total da classe dos bens depreciados ao qual aquele item se refere, é importante destacar que o cálculo do valor a depreciar deve ser identificado individualmente, item a item, em virtude da possibilidade de haver bens similares com taxas de depreciação diferentes e bens totalmente depreciados.
Também deve-se verificar que, no caso dos imóveis, somente a parcela correspondente à construção deve ser depreciada, não se depreciando o terreno.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo