A medida subjetiva das condições de superfície de um pavime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220499 Engenharia Civil
A medida subjetiva das condições de superfície de um pavimento, feita por um grupo de avaliadores que percorrem o trecho sob análise, registrando suas opiniões sobre a capacidade do mesmo em atender às exigências do tráfego que sobre ele atua, no momento da avaliação, quanto à suavidade e ao conforto, é o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:

 

- Subleito: material de fundação do pavimento;

- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;

- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.

 

O Manual de Pavimentação do DNIT (BRASIL, 2006), em seu item 3.2, classifica os pavimentos em flexíveis, semirrígidos e rígidos.

 

O pavimento flexível possui uma camada asfáltica superficial assentada sobre as camadas de base, sub-base, reforço de subleito, leito e subleito. O seu mecanismo de funcionamento fundamenta-se em todas as camadas trabalharem conjuntamente, distribuindo os esforços verticalmente em parcelas praticamente equivalentes nelas. Consequentemente, nos pavimentos flexíveis, as camadas não são solicitadas à tração.

 

Por sua vez, o pavimento rígido é aquele cujo revestimento possui elevada rigidez em relação às demais. Especificamente, o revestimento do pavimento rígido consiste em placas de concreto, fazendo com que o mesmo absorva praticamente todas as tensões oriundas do trafego. Nos pavimentos rígidos, além das placas de concreto (revestimento), há a camada de sub-base e de subleito. Diferentemente dos pavimentos flexíveis, os pavimentos rígidos são constituídos por camadas que trabalham essencialmente à tração. Vale ressaltar ainda que a espessura do pavimento é dependente da resistência à tração do concreto.

 

Por fim, o pavimento semirrígido é um misto de ambos, sendo caracterizado por possuir uma base cimentada por algum aglutinante dotado de propriedades cimentícias.

 

No contexto da presente questão, a norma DNIT 009/2003 - PRO trata sobre a avaliação subjetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semirrígidos. Por meio dos itens 3.1 e 3.2, ela define "serventia atual" e "valor de serventia atual":

 

"3.1 Serventia Atual

 

Capacidade de um trecho específico de pavimento de proporcionar, na opinião do usuário, rolamento suave e confortável em determinado momento, para quaisquer condições de tráfego

 

3.2 Valor de Serventia Atual (VSA)

 

Medida subjetiva das condições de superfície de um pavimento, feita por um grupo de avaliadores que percorrem o trecho sob análise, registrando suas opiniões sobre a capacidade do pavimento de atender às exigências do tráfego que sobre ele atua, no momento da avaliação, quanto à suavidade e ao conforto."

 

Visto isso, verifica-se que o enunciado apresenta a definição de "valor da serventia atual". Portanto, a alternativa D está correta.

 

Gabarito do professor: letra D.

 

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenação Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de pavimentação. 3.ed. – Rio de Janeiro, 2006. 274p. (IPR. Publ., 719).

 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2013). DNIT 009/2003-PRO – Avaliação subjetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semirrígidos - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

3 Definições

3.2 Valor de Serventia Atual (VSA) Medida subjetiva das condições de superfície de um pavimento, feita por um grupo de avaliadores que percorrem o trecho sob análise, registrando suas opiniões sobre a capacidade do pavimento de atender às exigências do tráfego que sobre ele atua, no momento da avaliação, quanto à suavidade e ao conforto. 

Fonte: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-normas/coletanea-de-normas/procedimento-pro/DNIT_009_2003_PRO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo