No contexto da orientação a objetos, a propriedade que ha...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Polimorfismo.
Polimorfismo é um princípio fundamental na programação orientada a objetos que permite que objetos de diferentes classes filhas sejam tratados como objetos de uma classe pai. O que está em foco aqui é a capacidade de um método com o mesmo nome ter diferentes implementações em classes diferentes na mesma hierarquia de classes (por exemplo, uma classe pai e suas subclasses). Isso facilita a reutilização do código e a extensibilidade de programas, pois o mesmo código pode interagir com diferentes tipos de objetos que implementam a mesma interface ou herdam da mesma classe pai.
Com o polimorfismo, é possível chamar um método de uma classe base sem saber exatamente qual versão desse método será executada - a da classe base ou de alguma das subclasses. A decisão sobre qual implementação do método será usada é geralmente tomada em tempo de execução (polimorfismo dinâmico) por meio de um mecanismo chamado vinculação tardia ou binding late.
Dessa forma, o polimorfismo possibilita que o mesmo código possa operar sobre objetos de diferentes tipos, desde que esses tipos sejam derivados de uma mesma classe base ou implementem a mesma interface, fornecendo diferentes comportamentos para uma mesma operação através de suas respectivas implementações.
O polimorfismo é um conceito chave para entender a flexibilidade e a reusabilidade que a orientação a objetos proporciona, e esse entendimento é essencial para resolver diversas questões em concursos públicos que abordam os pilares da programação orientada a objetos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só para complementar, a palavra polimorfismo vêm do grego, e significa muitas formas de fazer.
Definimos Polimorfismo como um princípio a partir do qual as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas.
A palavra polimorfismo vêm do grego, e significa muitas formas.
Fonte: http://www.devmedia.com.br/conceitos-e-exemplos-polimorfismo-programacao-orientada-a-objetos/18701
POlimorfismo é a capacidade de assumir diferentes comportamentos conforme especficado pela subclasse (lembrando que superclasse é generalização enquanto subclasses sao especializações).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo