“É o resultado (representado em tabela ou gráfico) dos preç...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estimativa Simples, a ideia é realizar um comparativo entre a obra em questão com outros projetos semelhantes. Essa modalidade de orçamento é feita baseada em índices generalistas, como o (Custo Unitário Básico de Construção). Esse índice permite estimar o custo de uma obra tomando como base a média de custos conforme o padrão de obra.
O índice é importante, mas o orçamento feito a partir dele tende a ter uma margem de erro bastante elevada. Por isso, é necessário adotar métodos mais complexos para alcançar orçamentos mais complexos.
O Estudo de Viabilidade Financeira é um pouco mais elaborado que a estimativa simples e serve para nortear o planejamento da construtora para novos empreendimentos, atestando a viabilidade financeira técnica de um determinado empreendimento. EVF é realizado na etapa do projeto preliminar e leva em consideração uma estimativa básica dos materiais e mão de obra que serão necessários para a execução do projeto. Nesse sentido, quando comparado aos outros tipos de orçamento, o EVF é menos assertivo, mas é um importante instrumento de planejamento.
Orçamento paramétrico é um orçamento simplificado, elaborado para uma etapa específica do projeto. Utiliza indicadores (incluindo históricos de obras já executadas pela empresa), índices e estimativas para estudos de viabilidade.
Orçamento analítico costuma ser o mais preciso, pois abrange a avaliação dos custos de obra levando em consideração o levantamento quantitativo de materiais, ferramentas necessárias para executar cada uma das atividades, serviços planejados da obra e mão de obra.
Dessa forma, para que o orçamento analítico seja elaborado, os projetos básicos precisam estar todos prontos. Somente assim é possível alcançar o nível de assertividade desejado para esse tipo de orçamento.
Orçamento sintético nada mais é do que um resumo do orçamento analítico, explicado por meio do levantamento de custos por etapa da obra ou grupos de serviços a serem executados.
De maneira geral, toma como base apenas o quantitativo e valor unitário para cada serviço a ser elaborado pela obra.
Orçamento executivo de obra é o mais importante, especialmente para as empresas do ramo da construção civil que anseiam em disputar (e vencer) licitações públicas. Assim como o projeto executivo, o orçamento é mais completo e se preocupa com os detalhes da obra que será executada. O foco do orçamento executivo não se resume à obra em si, mas também a todos os serviços auxiliares que precisam ser executados para que a construção seja entregue.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo