A hipodermóclise é uma técnica antiga de administração de m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2020 - EBSERH - Farmacêutico |
Q1135072 Farmácia
A hipodermóclise é uma técnica antiga de administração de medicamentos, que apresenta diversos cuidados, vantagens e indicações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Esta via de administração de medicamentos é indicada para pessoas com impossibilidade de acesso venoso. Contudo, é contraindicada para pessoas com anasarca grave. ( ) Metoclopromida e furosemida são medicamentos incompatíveis para infusão. Logo, recomenda-se a administração em sítios de punção distintos e distantes uns dos outros. ( ) O intervalo entre as aplicações de morfina deve ser reduzido em pessoas com insuficiência renal ou hepática. ( ) Uma vantagem de utilização desta via trata-se do baixo risco de hiponatremia e hipervolemia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta Letra D:

(V) Esta via de administração de medicamentos é indicada para pessoas com impossibilidade de acesso venoso. Contudo, é contraindicada para pessoas com anasarca grave.

(V) Metoclopromida e furosemida são medicamentos incompatíveis para infusão. Logo, recomenda-se a administração em sítios de punção distintos e distantes uns dos outros.

(F) O intervalo entre as aplicações de morfina deve ser reduzido em pessoas com insuficiência renal ou hepática. Redução da flutuação das concentrações plasmáticas dos opioides, por conta da via, tem-se absorção mais lenta.

(V) Uma vantagem de utilização desta via trata-se do baixo risco de hiponatremia e hipervolemia. 

Hipodermóclise é um tipo de acesso subcutâneo.

Fonte: https://pebmed.com.br/hipodermoclise-quando-o-acesso-subcutaneo-e-valido/

Justificativa da questão errada: devido ao acúmulo de metabólitos tóxicos, deve-se evitar o uso da morfina nesses casos. O problema não é na absorção, e sim na alta biodisponibilidade que irei ter pela diminuição da excreção do fármaco.

A administração de morfina em caso de cirrose ou hepatite aguda deve ser feita com muito cuidado dado que, como o processo de destoxificação da morfina no fígado se encontra muito diminuído nestas situações, facilmente se chega ao estado de coma mesmo utilizando pequenas doses.

Metoclopramida é incompatível para infusão? De onde tiraram isso, se na UPA é o mais aplicam, Plasil em infusão EV

Faltaram avisar as UPAS e outros pronto socorros de que Plasil é incompatível por infusão EV, aliás esqueceram de avisar aos laboratórios, às comissões que elaboram os protocolos clínicos, etc...

Errado 

Intervalo entre as aplicações de morfina deve ser reduzido em pessoas com insuficiência renal ou hepática.

Se for fazer algo pra ajudar esse perfil de paciente deve ser aumentar o intervalo assim dá tempo pra o corpo eliminar e metabolizar a droga sem gerar um acúmulo tóxico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo